terça-feira, 13 de outubro de 2009

Detonado - Final Fantasy VII

Bom Galerinha!Abaixo está o super detonado do fabuloso Final Fantasy VII, não se esqueça de consultá-lo nos momentos mais difíceis...









Introdução
Final Fantasy VII pode ser até um jogo fácil, mas possui muitas armadilhas e segredos, e necessitara que os personagens estejam fortes. Este jogo é grande, a media para fechar com todos os bônus é de 70 horas, então, prepare-se para longas horas de jogo, tarefas e enigmas, pois FFVII possui muitos segredos. É bom prestar atenção nas falas dos personagens, saber inglês cai bem. Este detonado visa acabar o jogo com o Maximo de bônus e extras, porem esses extras não precisam serem feitos na ordem que são apresentados no detonado (com exceção de alguns é claro).
Ataque ao primeiro reator
A primeira CG de abertura mostra Aeris olhando para a Lifestream, depois da CG, você começara saindo do trem.
Comandos básicos de cenário/menu/batalha
X – Correr/Voltar/Voltar
O – Ação/Selecionar/Selecionar
Triangulo – Menu/Sair Menu/Trocar Personagem escolhido

Ande para frente e verifique o corpo do soldado a frente, verifique duas vezes e ganhe duas potions (item que você ira usar daqui a pouco). Avance um pouco e você encontrara dois soldados e tera sua primeira batalha.
Comandos de Batalha
É bom saber para que serve cada ação e alternativa, por enquanto você terá apenas três.
Atack – Ataca normalmente com a arma equipada.
Magic – Ataca com magia ou matérias equipadas.
Item – Usa algum item que você tenha.

Nesta primeira batalha, ataque normalmente os inimigos, depois, vá pela porta da qual os guardas saíram e continue em frente até encontrar os membros da AVALANCHE, eles perguntaram seu nome, lhe aconselho a deixar os nomes como está, mas isso fica a gosto de cada um.
Lgo após dar um nome para Barret também surgirá uma pequena CG mostrando o reator. Continue avançando seguindo o pessoal até chegar em uma ponte em forma de “T”, vá pelo caminho do centro e chegue até o primeiro Reator.
Fale com Barret e ele entrara para o seu grupo, fale com o pessoal para eles decifrarem o código, antes de entrar no elevador, desça um pouco e pegue um baú (como na figura abaixo).

Desça pelo elevador, logo após desça as escadas até entrar na porta em lá embaixo, pule a parte quebrada e chegue até a escada, se pendure nela usando O e desça usando as teclas adicionais, pegue o item e continue descendo até chegar ao Save Point. Siga em frente e plante a bomba, ira aparecer o primeiro chefe do jogo
Chefe - Guard Scorpion – Este é fácil, use ataques normais e magias Bolts. Quando ele levantar a cauda (foto) pare de atacar, pois ele tem um contra ataque muito forte. Use este tempo para se curar (com potions no menu item). Quando mata-lo, você ira ganhar uma arma para Barret, equipe-a no menu equip.

Depois de matá-lo você terá dez minutos para cair fora do reator. Faça o mesmo caminho que fez antes, subindo as escadas, mas NÃO se esqueça de falar com Jessie quando estiver subindo (aquela que estava te ensinando a pular), ela vai saltar sobre você e vai subir. Suba pelo elevador e fale com Jessie para ele abrir a porta. Saia do Reator e ele ira explodir.
Comprando flores e encontrando Tifa
Depois de tudo explodir, os AVALANCHES estarão reunidos de novo, depois da conversa eles irão para pontos diferentes, suba as escadas ao fundo e passe para a próxima tela.
Lá você encontrara Aeris, ela ira falar com você, responda as perguntas nesta ordem para comprar flores: segunda, primeira, primeira. Saia pelo mesma bifurcação que ela e, na próxima tela, va andando para baixo e pegue uma Potion, desça e continue andando. Você encontrara os guardas da Shinra, você pode escolher lutar ou fugir, eu recomendo lutar, para garantir experiência para Cloud.
Escolhendo ou não lutar, Cloud ira pular no trem e encontrara Barret e os outros novamente. Fale com o pessoal e entre no vagão, la dentro, fale com Jessie e ele lhe mostrara o esquema de Mifgar (a cidade em que você está). Quando o alarme tocar, fale com Barret e desça do trem. Já fora, fale novamente com o pessoal e entra na bifurcação da esquerda.
Dica – Você pode ver as bifurcações e entradas apertando SELECT.
Suba um pouco e salve o jogo se quiser, depois entra no caminho da esquerda. Você chega a pequena vila, veja Barret expulsar os clientes do bar, fale com ele na entrada e entre no bar.
Lá dentro você encontrara Tifa e ira falar com ela, vai aparecer uma mensagem perguntando se você quer dar as flores para ela ou para Marlene, escolha o que preferir. Depois da conversa, tente sair do bar e Barret ira entrar, falara com Marlene e Tifa e ira descer ao esconderijo dos AVALANCHES, desça por la também. Fale com Barret e depois com Tifa, suba pelo fliperama e tente novamente sair do bar, Tifa aparece e vai lhe contar uma lembrança.
Depois da lembrança Cloud finalmente entrara para o grupo. Passe uma noite no esconderijo e depois suba e fale com Barret e Tifa, eles entraram para o seu grupo. Ps.: Nesta conversa Barret ira lhe perguntar se você quer ver o tutorial das matérias, não é necessário, pois explicarei isto mais tarde.
Agora você terá liberdade para comprar itens, matérias e equipamentos para seus personagens. Vá para baixo no vilarejo e você encontrara uma casa de três pisos, o primeiro é a loja de equipamentos, o segundo é a sala para iniciantes e o terceiro é o hotel (suba as escadas). Vá a sala para iniciantes e pegue uma matéria All que está no chão.
Tutorial Básico das Matérias
Matérias são a fonte de poder no FFVII, sem elas será praticamente impossível virar o jogo. Elas são umas pedrinha coloridas que você pode achar, comprar ou ganhar. Podem ser equipadas em todos os personagens e cada uma possui suas características e funções.
Tipos de Matérias
Ps.: Por enquanto só explicarei as que você possui, ao longo do jogo explicarei para que serve cada tipo.
- Support: Matérias que podem ser “lincadas” com outras afim de que melhore ou acrescente alguma função especial.
- Magic: São as magias propriamente ditas, tais como Fire, Ice, etc. Podem serem usadas através do menu Magic

Como funcionam as matérias
As matérias podem ser equipadas no menu Matéria, cada personagem possui matérias equipadas em sua arma e bracelete, o numero maximo de matérias equipadas em um personagem depende de quanto sua arma ou bracelete possuem espaço para equipar matérias.
Acesse o menu matérias e você vera os espaços para equipa-las, você pode ver que alguns possui ligações entre si, é assim que você pode “ligar” uma matéria a outra para fazer um efeito diferente. Obs.: Só algumas matérias são capazes de fazer isso as support.
Você pode tirar matérias com o botão triangulo. Entrando em Check, você pode ver como está o menu de batalha do personagem e em "Arranje" abrira uma série de opções como organizar, colocar fora, trocar entre os personagens etc...

Você pode botar matérias apertando nos buracos vazios e escolhendo uma da lista para equipar, recomenda-se que você faça Restore+All, para você poder curar a vida de todo o grupo em apenas uma rodada.

Evoluindo Matérias
Matérias também evoluem de nível assim como os personagens, mas evoluem com AP (Ability Points, do inglês, Pontos de Habilidade) que é ganho em todas as batalhas junto com experiência. Por exemplo: a matéria Ice evolui ao nível 2, então será possível o uso da magia Ice 2. Alguma, por exemplo, quando evoluem, podem serem usadas duas vezes na mesma batalha (matéria All, por exemplo).
Quando uma matéria chega ao ultimo nível (MASTER), você ira ganhar outra igual no nível 1.
Matérias a serem desenvolvidas
De inicio é bom que voce evolua todas, mas uma matéria que você precisa realmente desenvolver será a matéria All, e quando ela chegar ao MASTER é bom você tirar a que está no MASTER e botar a que está no nível 1. Pois no nível MASTER a matéria All vale mais do que 1.000.000 e você necessitara deste dinhero para fazer o chocobo dourado no segundo cd. Então é sempre bom ter uma dessas sobrando.
As outras também sempre é bom desenvolver, como lighting, ice, fire e principalmente Cure, que será de grande ajuda.
Tutorial dos Limits
Limits são ataques mais forte que um personagem pode dar quando sua barra Limit chega ao Maximo. Essa barra enche a medida que você leva dano dos monstros e inimigos ao longo do jogo. Existem 4 leveis de Limits, você pode mudar esses leveis a medida que vai ganhando mais.
Cada level do Limit possui dois limits diferentes, mas você so terá por enquanto o primeiro do level 1. Para conseguir o Limit 2 do level um você precisa usar este limit algumas vezes. E para conseguir o primeiro do nível 2, o jogo conta quantos monstros o personagem matou. Quando esse contador chega em um certo numero vc aprende o próximo limit.
Há vezes que você ganha um limit do level 2 mas não ganha o segundo do level 1, nestes casos, é bom você continuar usando o de level 1 até conseguir o segundo do nível 1. Por que o limit nível quatro (final limit), não são conseguidos lutando, são todos itens e para usa-los, você ira precisar ter naquele personagem todos os limits de todos os níveis.
Treinando Personagens
Os personagens de FFVII evoluem com experiência, que é ganho nas batalhas. A quantidade dependendo do lugar e doinimigo com quem você está lutando. Durante o jogo, vou escrever aqui quais são os leveis que você pode estar para ir a determinado local sem problemas, mas isso também fica a critério de cada um. Porém, lembre-se de quanto maior o level do personagens, maior vai ser a facilidade. Sempre quando eu falar um level para você estar, eu vou estar me referindo a Cloud, não necessitando que todos os personagens estejam naquele level. Eu recomendaria terminar este cd no level 50 com Cloud mas isso você mesmo decide.
Se você for para a tela do trem (se você quiser treinar, NÃO entre no trem) e para a direita, você entrara em outra tela com alguna monstros para lutar, ali é um bom lugar para treinar, recomendo que evolua Cloud até o level 10 lá.
Obs.: Você pode ir ao hotel para recuperar HP e MP cada vez que eles estejam baixos.
Ataque ao quinto reator
Quando você achar que estiver pronto você deve entrar no trem e ele ira partir. No trem, espere o dialogo de inicio e fale com Tifa, quando o alarme começar a tocar, surgira um contador, daí você terá alguns segundos para trocar de vagão. Va fazendo isso em todos até chegar em um que todos os personagens irão pular para fora.
Va para o fundo do cenário e você ira chegar numa parede com um campo de energia verde, Cloud ira verificar o tubo ao lado, escolha duas vezes a primeira opção pra ele descer pelo tubo. Lá dentro, pegue o item no chão e continue avançando. Desça as escadas.
Na próxima tela, não suba a primeira escada, continue indo e suba na segunda escada (aquela perto de Wedge). Na próxima tela, pegue o item escondido no chão e entre pelo tubo da esquerda.

Na outra tela pegue o item no chão e se quiser salve seu jogo. Suba as escadas e você estará dentro do Reator.
Aqui não tem segredo, escorregue pelo tubo e siga pelo mesmo caminho do Reator nº 1, chegue até o centro e plante a bomba. Cloud tem uma visão mas não é nada de mais. Volte pelo caminho que você veio mas em vez de ir pelo tubo, suba as escadas e continue até chegar ao elevador.
No andar de cima, pegue o item no baú e va para a esquerda, lá haverá uma mesa com 3 botões, Barret e Tifa vão para os dois de traz enquanto Cloud vai para o da frente, você tem que apertar os botões ao mesmo tempo que Barret e Tifa, para isso, espere e veja quanto tempo eles demoram para apertar e tente fazer no mesmo tempo que eles.
Feito isso, a passagem ira se abrir e você terá o caminho livre, saia do Reator e você estará na ponte em forma de “T”.
Será uma armadilha, os soldados e o Presidente estarão lá. Prepare-se para enfrentar mais um Chefe.
Chefe - Air Buster - Ele estará de costas para você, o que ira aumentar muito mais o dano. Ataque com armas ou Bolt, se a energia estiver baixa, você pode curar com Cure (não use potions), se você lincou All+Restore poderá curar a energia de todo o grupo.
Depois de derrota-lo, Cloud ira cair da ponte e acordara numa igreja.
Aeris – The Flower Gril
Na igreja você encontrara Aeris (aquela que vendeu as flores), depois do evento, fale com ela até Cloud perguntar seu nome (de Aeris). Reno aparecera, fale com Aeris mais uma vez e Cloud ira falar com o Reno.
Cloud e Aris irão fugir por uma porta nos fundos, na próxima tela, suba as escadas até chegar em uma parte em que Aeris se recuse a pular. Os soldados atirarão nela e ela caira em baixo. Com Cloud, continue subindo até achar alguns barris. Você deve atira-los em uma ordem certa para que Aeris não precise batalhar sozinha. Está é a ordem certa dos barris.
1º - Barril do fundo a esquerda.
2º - Barril do fundo a direita
3º - Barril da frente a direita
Feito isso Aeris ira subir e pular a parte que não conseguia. Na próxima tela você deve avançar e subir numa madeira quebrada para sair da igreja (foto).


Avance pulando por cima das casas até chegar em uma ruazinha de terra, haverá um Save Point por perto, se precisar, salve seu jogo.
Va até a próxima bifurcação e você ira chegar numa tela com um caminho para a esquerda e outro para cima, vá no caminho para cima para chegar num pequeno vilarejo, avance até chegar ao outro extremo e entre em uma outra bifurcação.
Você estará no pátio da casa de Aeris. Pegue os itens que tem no pátio (incluindo a matéria Cover)
Independet Matéria – Estas matérias quando equipadas em um personagem adiciona alguma característica nova ou melhora algum atributo, a cada level, mais esse atributo aumenta. A matéria cover faz com que o personagem que esteja equipado com ela cubra um aliado com HP baixo. Se você for usa-la, equipe-a em Cloud.
Depois de pegar os itens entre na casa de Aeris e assista o evento. Quando acordar, chegue até as escadas sem encostar em nada e sem correr, para que Aeris não veja você saindo. Volte o caminho que você fez no incio e você encontrar ela novamente naquele caminho da esquerda.
Na próxima tela apenas avance matando os inimigos e você vai chegar em um parquinho onde haverá outro evento, depois, siga Aeris e você chegara até Wall Market. Aqui há armas e braceletes melhores para seus personagens, sugiro que passe na loja de armas, ela está na segunda tela (em cima).
Na tela onde havia os inimigos é um bom lugar para treinar, assim você pode voltar e recuperar HP e MP no hotel de Wall Market. Se você for treinar, recomendo que pegue level 15 pra não precisar mais treinar até sair de Midgar.
Wall Market
Já no inicio tem uma bifurcação que vai dar num bordel (foto). Vá la e na próxima tela fale com o cara de cabelos brancos, escolha a primeira opção para perguntar sobre Tifa.

Agora volte para a tela principal da cidade e suba até chegar na próxima tela, nesta tela continue subindo até chegar na mansão, la dentro, fale com o porteiro. Após o evento, volte a tela principal e entre na Butique (é a primeira loja depois de passar para a tela principal onde tem um monte de roupas), lá dentro, fale com a Balconista. Volte a tela de cima e entre num bar do lado esquerdo. Lá dentro fale com o cara da foto e escolha sempre a segunda opção para ganhar a Sllk Dress.

Muito bem, volte para a Butique e fale com a balconista para Cloud experimentar o vestido. Volte para a tela de cima e entre na primeira casa a direita, é o Ginásio. Lá dentro, fale com o cara perto do ringue para fazer uma competição, tente fazer mais exercícios que o boxeador para ganhar a Blonde Wig. Volte para a tela principal do Wall Market e vá na loja de matérias (é uma casa que tem um velho perto de um caldeirão na porta). Lá dentro, fale com o comerciante e responda a duas vezes a primeira opção. Vá para o hotel e durma, no meio da noite, compre o item de 200 gil da maquina. Volte a loja de matérias e de ao vendedor o item para ganhar a Diamond Tiara. Vá ao restaurante (um pouco abaixo da loja de matérias) e peça qualquer prato, responda “it food was all right”.
Vá a farmacia (em baixo do restaurante) fale com o comerciante e pegue o Digestive. Volte ao bar e vá a esquerda numa porta, entregue o Digestive para o cara lá dentro (fale com ele duas vezes e escolha a primeira opção) e receba o Sexy Cologne.

Fale com o cara de roupa branca (foto) para receber o Members Card. Vá para a tela do bordel e fale com o cara da porta, Cloud entrara e Aeris esperara lá fora.
Lá dentro, de uma espiada (vá na porta e selecione a segunda opção) no primeiro quarto a direita para ver um evento. Agora vá para o segundo quarto da esquerda e escolha duas vezes a primeira opção para entrar. Assita ao evento e saia do Bordel, vá para a Butique e, no trocador, faça Cloud trocar de roupa. Muito bem, salve seu jogo e vá para a mansão de Don Córneo.
Don Córneo – A armadilha
Fale com o cara na frente da porta para entrar na mansão, lá dentro, fale com o balconista, suba as escadas e vá para o quarto da esquerda. Lá dentro fale com Tifa e pegue o item, depois suba e entre no quarto do meio. Lá entara Don Córneo, ele ira escolher alguém para ir para o quarto, ele pode escolher Tifa, Aeris e até mesmo Cloud. Depois de ele escolher, se livre dos homens que estão tentando pegar Cloud. Depois vá ao quarto da direita e salve Tifa ou Aeris. Depois vá no quarto do meio e fale com Don Córneo. Fale com ele e você caira em uma armadilha. Assista a cena no quartel da Shinra e você estará nos esgotos.
Fale com as duas e enfrente um chefe.
Chefe - Aps - Este é fácil. Mas tome cuidado com seus ataques, que podem tirar grandes quantidades de HP, por isso, mantenha-o sempre alto, para evitar transtornos. Recomendo que use a magia FIRE, que causara um bom estrago. Use e abuse de Limits. Após mata-lo, arrume as matérias de Tifa se precisar.
Bom, neste cenário haverá alguns itens no chão (incluindo uma matéria), pegue todos antes de descer pelo alçapão.
Command Matéria – São as matérias amarelas, elas adicionam algum comando a mais no menu de batalha ou modificam algum já existente, no caso da matéria Steal, ela adicionara o comando Steal, que evoluira mais tarde para Mug. Steal é uma das matérias a serem desenvolvias, pois você precisara bastante dela.
Na próxima tela, atravesse a água e suba pela parte quebrada da grade, suba as escadas e salve se precisar.
A queda do Setor 7 e a História de Aeris
Agora você está numa tela cheia de trens, entre no primeiro trem perto do Save Point e cheque as outras portas, no barril que está ali perto há uma Hi-Potion, depois volte e suba em cima pela escada (foto).

Suba por cima do trem e continue indo, pegue o Hi-Potion e passe para o outro trem, desça e lá embaixo haverá outro barril, pegue mais um item. Passe pela parte livre e fique entre os dois trens e entre no trem da direita. Atravesse o trem e saia pela outra saída, suba na escada e desça do outro lado, entre no outro trem e atravese-o, você chegara ao fim da tela (foto).

Na próxima tela haverá um outro barril bem a esquerda. Vá para o canto superior direito da tela e mecha no primeiro trem para faze-lo sair do lugar. Suba no próximo trem e pegue o item. Desça e mova o próximo trem, suba novamente e pule para o outro trem, por cima daquele passe pelo ferro, desça do trem e passe para a próxima tela.
Você estará na estação, vá para a tela da esquerda e assista o evento. Quando acabar, salve seu jogo e suba as escadas. Lá em cima você enfrentara um dos Turks.
Chefe - Reno – Ele tem ataques que prendem seus personagens dentro de pirâmides, use ataques normais para destruir as pirâmides. Se quiser use Fire e Bolt, mas tenha MP suficiente para curar o grupo.
Após isso tudo ira desabar e você estará novamente no parquinho, há uma matéria Sense (amarela) escondida um pouco baixo na tela, serve para ver os HP’s e status dos inimigos. Vá para a tela de baixo e continue indo, agora você precisa voltar para a casa de Aeris, vá novamente ao vilarejo, atravesse-o e chegue a casa de Aeris.
Após o evento suba no segundo andar e fale com Barret, desça e fale com Tifa, tente sair da casa e os 3 irão se reunir novamente. Salve seu jogo e volte para o Wall Market. Agora, na loja de armas, fale com o comerciante da esquerda e compre as baterias. Vá para a parte de cima do Wall Market e siga as crianças indo para uma bifurcação na direita. Fale com o cara que está lá e suba pelo tubo.
Suba colocando as baterias no seu devido lugar. Haverá um ferro balançando, deixo ai e suba para a próxima bifurcação, ponha a bateria no lugar e pegue um Ether. Agora volte para a tela, numa parte aparecera uma mensagem dizendo para você pular na hora em que o ferro estiver no local, espera ele chegar até a extremidade onde você está e pule. Se enganche nele e chegue até o outro lado. Continue subindo e você chegara a Torre da Shinra.
A torre da Shinra
Agora você está no centro da poderosa companhia. Siga e salve seu jogo se quiser. Entre e veja o evento, mate os guardas que aparecerem, suba as escadas. Aqui você pode ir pelas escadas, não ver nenhum inimigo e ganhar um elixir, ou também ir pelo elevador cheio de batalhas e ganhando experiência. Eu pessoalmente prefiro ir pelo elevador mas isso fica a decisão de cada um.
Quando chegar no andar 59 avance e mate os guardas que aparecerem, você vai achar o Key Card 60, agora, entre nos elevadores da direita. Só existe um andar para ir que é o 60. Quando chegar, vá para a sala da esquerda, agora você terá que fazer Cloud, Tifa e Barret passarem sem serem vistos. Para isso, passe na frente somente quando os guardas trocarem de posição entre as colunas, tome cuidado para não ser visto daí vai ter briga. Avance pela escada e chegue no próximo andar.
No próximo andar fale com o cara da foto e reponda “......” para ele, ele ira dar-lhe a Keycard 62. Suba novamente as escadas.

No outro andar fale com um cara de roupa marrom que está numa sala no lado esquerdo. Quando ele sair, fale com ele mais uma vez e ele lhe perguntara uma senha, quase sempre é Mako mas se você errar não tem problema, continue tentando até ele lhe dar o Keycard 65. Nas outras salas não há nada para pegar então continue subindo.
No próximo andar você pode entar pegar os itens dentro das salas abrindo somente 3 portas ou continuar seguindo.
Neste outro andar há varias salas, na academia não há nada para fazer mas você pode salvar o jogo e dormir na sala ao lado, nos armários na parte de cima há alguns itens.
Suba para o próximo andar e haverá uma série de baús e uma maquete de Midgar no centro, a maquete está incompleta, as partes que estão faltando estão dentro destes baús, você deve pegar as partes e colocar nos seus devidos lugares. Para isso, você terá que ir abrindo os baús em uma certa ordem, abra um baú e ponha a peça na maquete, ao fazer isso, outro baú ira se abrir. Quando terminar, pegue o Keycard 66 no baú perto das escadas e avance para o próximo andar.
No próximo andar você chegou ao centro das reuniões e está acontecendo uma agora, vá para os banheiros que estão no lado esquerdo e suba pelo tubo de ventilação, após ouvir a conversa volte pelo tubo. Volte as escadas e veja Hojo subindo-as, siga-o para chegar ao próximo andar.

Siga Hojo até o laboratório e assista ao evento. Quando acabar, avance depois das caixas e entre no elevador de aço, há uma matéria Poison dentro de um baú, salve seu jogo se quiser.

No outro andar você encontrara Aeris e Hojo novamente, assista a mais um evento. A coisa vai dar errado e você terá que escolher alguém para proteger Aeris, faça sua escolha e denomine um nome para Red XIII, após isso haverá um chefe para matar.

Chefe - Sample HOS 12 – Ataque com magias, de preferência FIRE e BOLT e use ataques normais, não mate os bichinhos que aparecem com ele. Não se preocupe com o poison e cure sempre o HP quando estiver baixo.
Quando tudo acabar NÃO se esqueça de pegar a matéria Enemy-Skill que está dentro do recipiente onde estava Aeris.

Enemy-SkillÉ uma command materia que possui 24 estrelas, cada uma destas estrelas representa um ataque inimigo que você pode aprender ao longo do jogo. Por enquanto você não terá nenhuma Enemy-Skill, mas aos poucos você ira conseguindo habilidades para esta matéria. Sempre deixe-a equipada em alguém do grupo, por que para aprender uma técnica inimiga, você deve ser atingido por esta técnica e sobreviver.

Voltando a programação normal, fale com o cara que está na parte de cima do andar e receba o Keycard 68 dele, pegue dois itens azuis que estão no chão e siga o cara até as escadas. Volte ao andar 66 e use o elevador, lá dentro você será preso. Assista ao evento e você estará na prisão.

Na prisão fale com todos e depois durma. No outro dia você encontrara as portas abertas, verifique o corpo do soldado e va acordar Tifa. Siga-a, fale com ela e pegue a chave, libere Red XII e Barret e fale com o pessoal. Você ira jogar com Tifa, Cloud e Aeris, arrume as matérias se precisar. Vá para onde estava o Projeto Jenova e fale com Red XII. Agora va nas escadas da direita e suba para o andar 68, vá para a esquerda e suba pelas escadas grandes para chegar ao próximo andar. Veja o corpo do Presidente. Use a porta de cima e vá para a sacada. Depois do evento Cloud ira ficar para trás, Tifa ira esperar por Cloud. Com Aeris, Barret e Red XII você deve ir para o elevador, lá haverá outro chefe para enfrentar.

Chefe - Hundred Gunner (e após: Heli Gunner) – Este sera chato de matar, somente Barret pode atacar com ataques normais, os outros devem atacar com magias, com BOLT de preferência, ou com Limit’s, então aproveite este recurso. De preferência faça com que Aeris cure o grupo. Após matar um ira vir o outro então esteja bem preparado.

Após matar os dois chefes você controlara Cloud novamente e terá que lutar sozinho contra Rufus, então arrume suas matérias (coloque Cure nele para não ter problemas).

Chefe - Rufus – Será Rufus e a sua pantera contra você, tenha cuidado com o HP. Mate primeiro a pantera antes que ela termine de dar Barrier em todos. Você pode usar Bio na pantera para terminar mais rápido. Depois mate Rufus com magias e usando Limit’s, sempre de olho no HP.

Depois da luta volte para dentro, desça as escadas e fale com Tifa para sair do prédio. Coloqu todos os seus personagens na linha de frente e Elemental+ Fire na armadura para enfrentar o próximo chefe. Faça com que pelo menos dois personagens tenham Restorte+ All. Lá embaixo assista a CG, agora você terá que derrotar os guardas da Shinra montado na moto, use Circulo para atacar pela direita e Quadrado para atacar pela Esquerda. Fique sempre de olho na vida dos personagens. No final da pista enfrente o ultimo chefe de Midgar.

Chefe - Motor Ball – Seus ataques são fortes, fique sempre de olho na vida e tenha alguém com Restore+All para curar o grupo rapidamente, ataque com ataques normais, Limit’s e magias Bolt. Com isso será fácil mata-lo.
Após mata-lo você ira descer para um campo amarelo, lá é a saída de Midgar, tente sair e escolha a segunda opção.
World Map – O world map é o mapa do mundo de Final Fantasy VII, você pode ver o mapa apertando Start. No word map você pode salvar o jogo e trocar os membros da equipe em qualquer lugar. É aqui que você pode entrar em cidades, cavernas, etc.
Cidades, cavernas e chocobos
No mapa, vá para a cidade mais próxima, Kalm, e entre no hotel. Lá dentro suba para o segundo piso e Cloud ira contar uma história. Está cena demora bastante e explica muitas coisas na história então é melhor você prestar atenção se quiser entender. Não é necessário orientação, por que tudo que você fizer não ira interferir no seu jogo, basta você seguir os personagens e ir falando com todos. No meio da história você poderá salvar seu jogo então aproveite. No final receba o PHS.
Usando o PHS – PHS é um telefone que serve para falar com qualquer membro do grupo, você pode usar esse telefone para trocar os membros do grupo ao bel-prazer, desde que esteja num ponto de salvamento. Para acessar o PHS, vá ao menu e escolha PHS, não se esqueça de quando trocar o grupo trocar também as matérias.

Em Kalm depois que Cloud contar sua história, vá no segundo andar do hotel, lá haverá um item em cima de um armário que você não consegue pegar, verifique aquele item algumas vezes para Cloud dar um chute no armário fazendo o item cair. Agora é bom você passar na loja de matérias e pegar uma matéria Earth (terra) e comprar armas novas. Depois vá para o world map.

O mapa do mundo é o melhor lugar para treinar, por que sempre há alguma cidade e um hotel para recuperar as energias. Agora eu o aconselho a treinar até level 20. Apenas tome cuidado com uns inimigos que roubam itens de você. Na terra (preta) perto de Midgar há um inimigo (Custom Sweeper) que contem uma excelente arma para Barret (Atomic Scissor), você pode rouba-la usando Steal.
Enemy-Skill - Matra Magic– Também perto de Midgar há um inimigo que solta um ataque chamado Matra Magic, e pode ser de grande ajuda no começo, ande por perto da área de Midgar para achá-lo. Também na parte Leste do mapa, haverá uns inimigos que possuem a Enemy-Skill chamada Level 4 Suicide.
Agora, vá em uma parte no mapa onde tem um pântano, você ira ver a sombra de uma enorme cobra. Não vá até ela, ela é muito forte para seu level. Bom, perto deste pântano há uma casa, é a Chocobo Farm. Fale com o chocobo perto da cerca e escolha a primera opção, veja a dança deles e ganhe sua primeira summom.
Summom Matérias – Estás matérias são raras e você só encontrara elas uma vez em todo o jogo, para conseguir duas você terá que elevar uma ao Máster. Summom matérias são deuses que podem ser evocados durante a luta, através do comando Summom. O numero de vezes que uma summom pode ser usada na mesma batalha vai variar sobre o level dela. Se estiver no level 1, uma vez, se estiver no 2, duas vezes.
Agora que você tem a Choco/Mog, entre dentro da casa a esquerda. Fale com o homem e responda a primeira opção, ele ira lhe falar sobre os chocobos. Agora vá para o celeiro, fale com o homem de cabelos laranjas (foto) e responda sempre a primera opção, depois escolha a opção Not Interesed para comprar a Chocobo Lure (ela é bem cara), também compre algumas greens. Não se esqueça de equipar a Chocobo Lure em algum personagem

Muito bem, volte ao World Map. Agora você precira andar em cima das pegadas de chocobos que estão por perto. Quando entrar em alguma batalha, talvez venha chocobos junto com os inimigos, você deve dar a green para o chocobo e matar os inimigos sem deixar o chocobo fugir (de várias greens para garantir). Cuidado para não atacar o chocobo, se não ele ira fugir. Se você matar todos os inimigos e deixar o chocobo ele ira se unir a você e poderá andar com ele pelo mapa.

Com o chocobo, você deve atravessar o pântano, NÃO chegue perto da cobra, e chegar a caverna ao outro lado.

Um pouco antes da cavena você ira assistir a um evento, quando acabar avance na caverna. Ela não é muito complicada, mas tem alguns itens escondidos.

Primeiramente você deve ir pelo caminho da direita, de la suba na pedra e pegue dois itens. Agora suba por uma planta no lado esquerdo da caverna (foto) e pegue uma matéria long range, equipe-a em Cloud que será de grande ajuda.

Enemy-Skill - Flame Thrower – Nesta tela há um inimigo que usa um ataque chamado Flame Thrower, que pode servir de ajuda no começo.
Agora volte a tela principal e desça um pouco e vá pela direita, haverá um baú, volte um pouco e vá pela esquerda. Nesta tela não haverá mais nada, avance pela esquerda até a próxima e encontre os Turks.
Depois do evento entre numa espécie de porta no fundo do cenário (foto) e pegue dois itens. Depois volte e suba as plantas e saia da caverna, você estará novamente no World Map.


Agora se você quiser poderá treinar até o level 25 para ajudar nas próximas missões.
Há uma personagem opcional que você pode pega-la em qualquer floresta do jogo, Yuffie. Ela pode aparecer em uma batalha em qualquer floresta do Word Map. Quando ela vier, faça essas ações para pega-la para o seu grupo: NÃO abra o menu e NÃO tente salvar o jogo quando a batalha terminar. Você deve escolher estás opções nesta ordem para ela se unir a você: segunda, primeira, segunda, primeira e segunda.
Vá agora para a cidade de Junon, que é um forte com um canhão que está escondido atrás de uma montanha
Saiba com quem está lidando – Jenova Birth
Quando chegar a Junon, fale com os modradores, no meio da cidade há uma bifurcação para baixo, que leva a praia, lá você encontrara Priscila. Haverá um chefe para matar.
Chefe- Botomswell – Este vai ser chato, pois você não pode atacar normalmente, a não ser Barret. Se você equipou Long Range em Cloud ele também poderá atacar normalmente, caso contrario use somente magias, summons e Limit’s. Ataque com magias Bolt (Bolt 2 se você tiver é claro), Bio também vai ser útil. Ele tem um ataque que aprisiona seus personagens em bolhas e os deixa perdendo vida muito rapidamente, use magias nesses personagens para solta-lo (de preferência magias nível 2 como Bolt 2, Ice 2, Fire 2 etc). Ele não possui muito (apenas 2500) então é um adversário facil.
Agora assista ao evento e Cloud terá que fazer respiração boca a boca em Priscila, para isso, deixe a barra de fôlego subir até o máximo e solte-a, repita o processo algumas vezes e Priscila acordara. Depois disto vá a primeira casa na entrada da cidade e fale com o cara na porta. Você poderá dormir de graça nas camas, então aproveite, para dormir respondendo a segunda opção.
Após dormir saia da casa e vá para o centro da cidade e suba as escadas para falar com Priscila. Você recebera sua segunda summom, a matéria Shiva. É bom equipa-la em algum personagem. Após o evento volte a praia.
Fale com Priscila e ela ira chamar o golfinho, você devera usa-lo para tentar subir nos suportes na parte de cima, para isso chame-o quando achar que estiver em um lugar apropriado. Quando estiver lá em cima, vá para a esquerda e suba, agora você terá uma rápida visão do Highwind. Saia da tela por baixo e desça o elevador usando o botão. Agora entre no quartel e veja o guarda vermelho, ele lhe chamara para trocar de roupa, verifique os armários e troque de roupa, ouça as explicações com atenção. Você terá a oportunidade de salvar no Save Point que está perto então aproveite.
Saia pela porta perto de baixo, assista a animação, você está no Forte de Junon. Depois do evento, você pode entrar nas portas ao longo da rua, lá haverá algumas lojas, depois vá seguindo pela rua até o soldado chama-lo. Fale com ele e entre pela passagem estreita que tem entre os dois prédios. Você terá que entrar na marcha e fazer os mesmos movimentos que os outros, quanto melhor for seu ritmo, mas porcentagem você ganha, logo após assista ao evento com Rufus.
Você ira voltar para os armários, agora você terá que fazer os movimentos conforme o soldado lhe mandar, quanto maior for a sua pontuação, melhor é o item que você ira ganhar. Depois de aprender volte pelo mesmo caminho e avance até chagar a entrada do navio, lá você terá que fazer os movimentos certos para impressionar Rufus. Depois disto você deve entrar no navio.
Lá dentro fale com todos várias vezes e aproveite para pegar os itens que estão disponíveis, depois suba as escadas e continue falando com todos (alguns são os AVALANCHES disfarçados) de soldados. Fale com o cara da foto que ele poderá lhe dar poção para recuperar toda a vida e outras coisas.

Depois de falar com todos, fale com Barret e ele ira para a outra tela, siga ele e assista ao evento, depois do alarme tocar vá para o centro e monte um grupo. Desça as escadas novamente e você poderá pegar alguns itens que não podia antes, uma matéria por exemplo (foto).

Agora entre na porta de esquerda e prepare-se para enfrentar Jenova.

Chefe – Jenova Birth -Jenova ataca com Stop, então tenha itens para anular o efeito, não use Bio, se você estiver em um level um pouco alto pode tentar mata-la com ataques normais, mas é bom usar magias level 2 e bastante Summons.
Quando acabar, não esqueça de antes de sair pegar a matéria e o item na parte de cima. Feito isso o barco ira parar no porto. Quando tiver na cidade, explore a área e vá para a tela da direita (uma praia), e fale com Hojo. Depois compre a matéria Revive na loja de matérias, e equipe-a em algum personagem. Depois saia da cidade.
Gold Saucer
Nesta área não aconselho você a treinar, pois encontrara apenas um inimigo chato que não dara muita EXP. Siga pela trilha das montanhas e chegue na caverna no outro lado.

Dica – A partir de agora é bom juntar 30.000 Gil para comprar uma passagem vitalícia para Gold Saucer, o parque de diversões.
Quando chegar na montanha, vá apenas subindo as telas, fale com o cara na entrada e continue indo até chegar ao reator, apenas atravesse-o e siga pela tela de baixo, onde tem os trilho continue indo até chegar ao Save Point.

Agora os trilhos poderão cair de uma hora para outra, você deve apertar o botão O para não cair bem rapido, caso caia haverão itens lá então aperte o botão O para tentar pega-los. No final do caminho vá pelo trilho de cima.

Quando chegar lá, acione um botão dentro de uma casinha (aperte Select e veja o triangulo verde) isso fará com que abaixe a ponte para os outros passarem. Antes de ir embora haverá um ninho escondido (foto) de pássaros, se você subir ira lutar contra um pássaro e ira ganhar 10 Phoenix Down.


Agora volte pelo caminho e vá pelo trilho de baixo. Siga pela ponte que abaixou e continue seguindo o caminho, haverá dois trilhos em um haverá uma caverna escondida com alguns itens (foto), e o outro segue o caminho, pegue os itens e siga pelo caminho da direita.


Fazendo isto você chegara a North Corel, assista ao evento. Depois, você pode comprar equipamentos e se recuperar no hotel, mas não gaste muito, lembre-se que você precisa de 30.000 Gil, caso não tenha você pode sair da cidade e treinar um pouco para conseguir dinheiro, alias, é uma boa hora para conseguir level 30.

Agora entre em North Corel, entre em uma bifurcação perto de uma placa escrita Gold Saucer, você estará no trem que o levara ao parque. Suba e Barret ira contar uma história. Depois o trem ira subir e você chegara a Gold Saucer, na entrada, pague os 30.000 gil pelo ingresso vitalício e entre no parque.

Lá dentro assista ao evento e vá em Wonder Square, lá você encontrara Cait Sith, que se unira ao grupo.
Dica: Pegue a matéria Manipulate que vem com ele e equipe-a em alguém do seu grupo, você ira precisar desta matéria mais adiante.

Agora que você tem Cait Sith vá para o Speed Square e fale com Dio, depois vá para o Battle Square, lá você será jogado na prisão de Gold Saucer. Siga Barret e salve seu jogo, depois entre na casa mais próxima de você e assista ao evento.

Quando acabar, escolha seu grupo e volte para a tela de cima, entre no deserto pela tela de cima na direita, ande pelo deserto algumas telas para a direita, então vá na tela de cima e depois na da direita novamente, você chegara á um deposito cheio de sucata.
Enemy-Skill - Laser – Haverá um inimigo nesta tela com grandes patas, parecido com uma aranha, use manipulate nele e use o seu ataque laser em quem estiver com a matéria Enemy-Skill, você ira aprender a técnica que pode ser muito útil.

Avance e entre na tela acima, equipe suas melhores matérias em Barret e assista ao evento.

Chefe - Dyne – Você terá que enfrenta-lo com Barret sozinho, é um chefe fácil, porem você terá que se curar talvez, use magias e Limit’s, se estiver confiante use ataques normais.

Depois de tudo você estará numa sala de espera esperando por sua vez de corre, haverá um summom no chão (foto), pegue-a pois você não poderá voltar ali novamente.

Muito bem, aguarde a sua vez de correr com o chocobo, esse são os comandos que você devera usar para ganhar mais facilmente.
O – Aumenta a velocidade do chocobo e diminui a barra da Stamina gradualmente enquando você estiver usando.
R1 e R2 juntos – Aumenta sua barra de Stamina devagar.
Select – Aperte este botão para você controlar o chocobo sair do modo automático.
Logo na largada ultrapasse todos apertando O, mantendo, é claro, R1 e R2 pressionados sempre, quando sua Stamina estiver perto do fim (NÃO deixe muito perto do fim) pare e espera ela se recuperar um pouco, assim, sem muito sacrifício você ganha, quando ganhar, você estará livre para sair da prisão e ganhara como premio um carro para andar pelo World Map.
Gongaga
Agora você terá o bug para andar pelo world map, é um veiculo ruim comparado aos outros que tem mais adiante mas ainda sim é útil. Note que ele pode atravessar partes rasas dos rios.
Dica- Você pode voltar a Costa del Sol e entrar com o bug na cidade. Pegue o navio e volte a Junon, quando você sair da cidade o bug estará com você, ira haver uma caverna atravessando o rio, que não estava disponível antes, atravesse a água rasa até a caverna. Lá haverá um homem, ele lhe fala o numero de batalhas pelas quais você passou. Caso o número de batalhas for superior a 100, como os 2 últimos algarismos iguais e impares (111, 133, 199) você ira ganhar a Mithril, um item que você pode trocar pelo ultimo limit de Aeris.
Na área de Gold Saucer, atravesse o rio na parte rasa e chegue num reator destruído, que está no meio duma floresta, está é Gongaga Town.

Enemy-Skill - Big Guard – Está é indispensável para alguns chefes, então pegue-a agora. No litoral (praia) de Gongaga. Lá tem um inimigo (foto) que possui a Big Guard, uma enemy-skill que adiciona três estados a todos os seus personagens (Barrier, MBarrier e Haste), use Manipulate no inimigo e use a técnica em si mesmo. Também na área de Gongaga, na floresta em volta da cidade, há uns sapinnho que tem a Enemy-Skill Frog Song.

Dentro de Gongaga você encontrara os Turks, haverá um evento e depois uma batalha.
Chefe - Reno e Rude – Nenhum dos dois possuem ataques fortes, mas é bom ter cuidado e usar Cure 2 de vez em quando. Você pode derrota-los com ataques normais e Limit’s, se quiser ataque com magias ou Summons. As vezes um dos Turks cura o outro, esteja atento. Caso você consiga matar os dois juntos você ira ganhar dois itens.

Após a batalha vá pelo caminho de cima e chegue ao reator destruído. Assita ao evento e vasculhe pelo reator, você ira achar uma summom Titan lá dentro, pegue-a. Volte e entre pelo caminho da esquerda, na próxima tela, vá no caminho da esquerda e pegue uma matéria Deathblow, está matérias adiciona um comando que serve para atacar com o dobro da força, porem é preciso ter um Luck alto para funcionar, equipe-a somente quando tiver lugares vagos. Agora vá pelo caminho de cima e chegara a um pequeno vilarejo.

Se você entrar na casa mais abaixo, verá um evento. Nas duas mais acima há um item. Você pode comprar armas e itens nas lojas. Recomendo que você compre 3 White Cape e equipe em seus personagens, pois este item anula alguns efeitos ruins dos monstros desta região. Você pode ir dormir no hotel para se recuperar.

Saia de Gongaga. Na floresta em volta, tem inimigos que dão bastante experiência, se você comprou a White Cape os status Frog e Small não irão funcionar em você. Esta floresta é um bom lugar para chegar ao level 35.
Cosmo Canyon
Com o bug, atravesse a parte rasa do rio e chegue em uma cadeia de rochedos, ache seu caminho no meio deles. Quando estiver perto da cidade o bug ira quebrar, entre na cidade e assista ao evento.

Fale com o homem na entrada e responda “No” para ele, feito isso ele ira deixar você entrar. Se quiser explore a cidade, depois suba no rochedo e fale com Red XIII, continue subindo e salve seu jogo. O homem que está perto de você vende armas, mas eu aconselho a deixar as armas para depois, para guardar dinheiro para as matérias.
Continue subindo, entre pelo caminho da esquerda e suba. Você chegara em uma tela com vários caminhos, o da esquerda leva você para a vista de Cosmo Canyon, os dois de baixo levam para a loja de matérias e para uma cozinha.
a loja de matérias eu recomendo você comprar 3 matérias HP Plus, para por uma em cada personagem. Está matéria é muito útil e aumentara 10% de hp no level 1, e 20% no level 2. Deixe sempre uma dessas equipada com os personagens do seu grupo.
Agora volte a tela anterior e suba as escadas, lá você ira deparar com a casa de Bugenhagen. Entre e fale com Red XIII para iniciar um evento. Quando acabar. Desça entre na loja de matérias e fale com Yuffie (ou qualquer outro personagem de seu grupo) para montar um grupo, não se esqueça de botar as matérias e as armas que comprou. Volte a casa de Bugenhagen e entre na única porta da sala, que leva ao planetário.
Depois do evento, desça todo o rochedo novamente e encontre com seus amigos, que estão perto da fogueira. Lá, fale com todos, duas vezes se precisar. Depois disso, Bugenhagen aparece e você terá que formar um grupo, feito isso, siga-o até ele parar perto de uma porta de ferro, fale com ele para abrir a porta.
Na caverna, desça as escadas e cordas para chegar no fundo, quando chegar, vá na saída que está na direita. Na próxima tela há vários itens e armadilhas. Você terá que ir em todas as armadilhas para apertar o botão, que abrira a porta.
Enemy-Skill - Death Sentence – Nesta tela, nas armadilhas, principalmente, há um inimigo que fica flutuando com uma lança na mão, tente manipula-lo e use a técnica Death Sentence em quem estiver com a Enemy-Skill, caso não consiga manipula-lo você pode esperar ele der o ataque.
Na próxima tela cuidado com uma poça escorregadia que faz você se chocar contra alguns espinhos, vá no caminho do lado esquerdo e entre na bifurcação para baixo, isso vai levar você a tela anterior mas em um lugar antes inalcançável, pegue a Added Efect no chão. Quando for voltar, passe pela poça bem no cantinho, para não escorregar para o outro lado.
Continue indo pelo caminho principal, desça no caminho de baixo e pegue os itens. Vá pelo caminho da esquerda e chegue na próxima tela.
Agora você terá uma porção de entradas diferentes, cada uma levando a um lugar. Vou numera-las contando da direita para a esquerda:
1º - Nada
2º - Item após matar uma aranha
3º - Nada
4º - Caminho certo
5º - Nada
Siga e mate uma aranha, cuidado com seus ataques. Continue e vá pelo caminho descrito na foto para achar um item.

Depois disso, entre no caminho principal e você terá que matar uma aranha, novamente, fique de olho em seu HP. Avance e chegue a bifurcação final, você terá que enfrentar um chefe.
Chefe - Gi Nattak – Não ligue para os foguinhos que tem junto, concentre seu ataque nele. Se você tocar uma Phoenix Down nele poderá mata-lo instantaneamente, caso não consiga, ataque com Limit’s, se quiser, use magias, menos Fire (Ice faz um bom efeito). Caso esteja perdendo muita vida, você pode soltar uma Big Guard para proteger seu grupo.
Quando acabar, siga e pegue uma matéria Gravity e equipe-a em algum personagem, você ira precisar dela em algumas partes do jogo. Agora assista ao evento. Quando acabar você estará novamente na fogueira, monte um grupo e tente sair da cidade, Red XIII aparece e volta para o seu grupo. Saia de Cosmo Canyon, o bug foi concertado então continue seu caminho.
Nibelhein
De volta ao bug, desça os rochedos e chegue na parte com grama, você devera atravessar mais um rio e chegara na área de Nibel. Saia do bug e entre na cidade de Nibelhein.
Depois do evento na cidade, vasculhe pela cidade e fale com todos que estão com uma capa preta, alguns irão lhe dar itens. Não entre na mansão no fundo, deixe isto para depois. Se você quiser pode dormir no hotel ou comprar itens.
Depois de ter falado com todos, vá a mansão na parte de cima da cidade.
Na mansão, você vera um porta no andar de baixo, bem no centro, entre nela e haverão dois caminhos. Vá pela direita e pegue um item no baú, volte a tela principal e entre em uma porta escondida no lado direito (foto), lá você conseguira pegar o item que faltava.

Enemy-Skill – ???? - Na mansão, existe um inimigo semelhante a uma balança, ele possui uma enemy-skill chamada ????, tente manipula-lo e use a técnica em você.
Agora suba as escadas e entre na esquerda, pegue o item na sala e vá para a sala onde está o cofre. Antes de verificar o cofre, recue seu grupo (so usar o comeando Order do menu nos personagens para faze-los recuar). Verifique o cofre, escolha a primeira opção para tentar abri-lo.

A senha correta é 36, 10, 59, 97. Mas para a combinação der certo você não pode passar de nenhum numero. Por exemplo, quando for ir para o 36, você não pode deixar passar do 36 (37,38,39...), mesmo que você volte o numero depois. Outro exemplo, quando você for por no 97, se passar desse número o código ira dar errado. O mesmo vale do 36 para o 10, você não pode passar do 10 (9, 8, 7...). Fazendo tudo certo o cofre ira abrir-se e você terá que enfrentar um chefe.
Chefe - Lost Number – Seu ataque é forte, por isso você deixou o grupo recuado. Se mesmo assim ele continuar lhe tirando muita vida, solte uma Big Guard para diminuir um pouco. Em sua primeira forma, ataque normalmente e Limit’s. Na segunda forma use magias (Demi não faz efeito), de preferência as level 3 (Ice 3, Fire 3...), se quiser, use Summons. Quando mata-lo, você ira receber o Cosmo Memory, que é o Limit Nível 4 de Red XIII.
Após a luta, pegue a chave dentro do cofre e uma summom no chão. Agora você já pode botar seu grupo na posição normal. Volte e siga pelo caminho da direita, na sala de cima haverá um item em um baú, na sala abaixo há uma porta que leva ao porão.
Desça as escadas para o porão, quando chegar lá em baixo, tem uma tela que possui um inimigo parecido com um zumbi de duas cabeças, caso você o encontre, recomendo que fuja da batalha (Pressione L1 e R1), por que você ira ficar lutando muito tempo com a criatura, não vale a pena.
Há uma porta escondida numa das telas do corredor (foto) , lá você encontrara Vicent, um novo personagem. Fale com ele, quando ele perguntar uma coisa, responda a primeira opção. Depois da conversa ele vai entrar novamente no caixão, fale com ele novamente e responda a segunda opção, você terá que nomeá-lo. Quando ele voltar novamente para o caixão, saia da sala e tente subir as escadas, ele aparecera e entrara para o seu grupo.

Agora continue seguindo no corredor até chegar na biblioteca, fale com Sephirot. Ele ira jogar uma matéria Destruct em você, pegue-a e equipe em alguém, pois você ira precisar dela nas partes finais do jogo.
Não há nada mais para fazer na mansão, saia e entre no caminho ao fundo da cidade. Você estará novamente no Word, vá pelo único caminho disponível e chegue as Mt. Nibel.

Siga o caminho na montanha, há dois caminhos diferentes que levam a dois itens, para acha-los, vá pelo caminho e suba a montanha por trás dele, chegando ao topo. De volta ao caminho principal continue indo e atravesse a ponte. Lá você vai ver vários tubos. Cada qual levando a um lugar diferente, veja a ordem dos tubos, contando da direita para a esquerda:
1º - Leva você direto para o final do caminho.
2º - Item em cima da rocha
3º - Meio do caminho
4º - Item
5º - Meio do caminho

Antes de entrar nos tubos, desça pela escada para libera-la e você poderá subir novamente. Após abrir a escada, suba e entre nos tubos 4º e 2º. Há uma porta na esquerda que o levara para um reator, lá não tem nada para ver então nem perca seu tempo. Avance e enfrente um chefe.
Chefe - Materia Keeper – Este é fácil, se você soltar Choco/Mog poderá paralisalo, depois disso é só atacar como bem quiser. Caso não o Choco/Mog equipado, ataque com magias e summons se quiser, caso esteja perdendo muita vida use Big Guard.
Após mata-lo, ele ira deixar uma matéria Counter Atack, esta matéria é importante para as partes finais do jogo, equipe-a em alguém (de preferência em Cloud), quando você consegui-la deixa-la no MASTER, equipe-a a outra que nasceu no segundo personagem e, depois, no 3º. Para que a cada ataque de um inimigo o personagem der sempre um contra ataque.
Continue o caminho e, para sair da Mt. Nibel, ande para o fundo da tela. Você estará na área de Rocket Town.
Rocket Town
Como o bug ficou do outro lado, vá caminhando mesmo. Nesta área, é um bom lugar para você pegar level 40. Você pode ir na cidade de Rocket Town para se recuperar, caso seu HP esteja baixo.
Entre na cidade, Cloud terá uma rápida visão do foguete derrubado, se você estiver precisando pode comprar itens e matérias nas lojas.
Vá no centro da cidade e fale com o velhinho na frente da casa (foto), fale com ele duas vezes, na segunda vez ele ira lhe perguntar uma coisa, responda a primeira opção para ter mais uma visão do foguete. Ele ira lhe dar uma espada, Yoshiyuki. Você só vera o verdadeiro poder desta espada quando um de seus aliados for morto em batalha. Voltando a programação normal, entre na casa de Cid (foto), pegue o item e vá até os fundos, lá você vai ver o avião Tiny Bronco.

Assista o evento e volte para o centro da cidade, agora vá para o foguete. Suba lá em cima, lá dentro você ira encontrar Cid, fale com ele duas vezes, na segunda, escolha a primeira opção. Após isso, volte para a cidade e entre novamente na casa e fale com Shera e começara um evento. Quando Palmer aparecer, saia da casa e veja o evento. Devolta a casa de Cid, vá para os fundos e enfrente Palmer.
Chefe - Palmer – Palmer não vai ser difícil, não use magias Demi, ataque com tudo que tiver. Só tome cuidado com seus ataques, que podem ser de vários elementos diferentes e tiram bastante HP. Cure sempre que precisar e caso não queira perder vida use Big Guard.
Depois de mata-lo, assita as CG’s. Quando acabar, você terá o Tiny Bronco ao seu comando.
O Tiny Bronco é capaz de andar nas partes rasa dos oceanos e nos rios, com isso você já terá uma grande liberdade pelo World Map e novos lugares poderão ser alcançados.
Em busca da Keystone
Agora, você pode ir para muitos lugares no mundo. No continente do lado esquerdo do mapa. Aquele é Wutai, você pode desembarcar nele pela parte de baixo que não tem montanhas. Lá é um ótimo lugar para pegar level 45, alguns inimigos dão X-Potion, que recupera toda a vida, é bom você ter bastante desses.
Só cuide para não subir nas montanhas, por que começara um evento que eu acho melhor você fazer no segundo cd.
Enemy -Skill Magic Hammer– Em wutai, na parte da grama escura, tem um inimigo parecido com uma planta pequena, você pode manipula-lo, ele possui o ataque Magic Hammer, que chega a roubar 100 de mp do inimigo gastando apenas 3. Também em wutai, na praia, há uma grande tartaruga, ela possui a Death Force, manipule-a e use a técnica em que estiver com a Enemy-Skill. Death Force é muito útil em algumas batalhas, está magia protege o personagem contra morte instantânea, como magias Death.
Bem, vamos buscar a Keystone em Gold Saucer, que é oferecida como prêmio no Battle Square. Vá para Gold Saucer e vá no Battle Square.
Você pode está no Battle Square (não se preocupe, ninguém ira lhe prender), entre na sala da direita que tem os dizeres: DIO’s SHOW ROOM. Lá, examine uma pequena pedra azul em cima de um altar (foto). Examine-a e Dio ira aparecer, quando ele perguntar uma coisa, escolha a primeira opção para participar de uma luta. Você não precisa ganha-la, mas se quanto mais você ficar na arena, melhor vai ser o item que ira ganhar.

Lutar no Battle Square é bem mais difícil do que lutar normalmente, por que você só poderá usar um personagem, contra vários inimigos. A cada grupo de inimigos que você derrota, vira um outro e você terá as roletas (tipo aquelas do limit de Tifa) para escolher uma habilidade para descartar. Com alguma sorte, você pode pegar até mesmo um Cure, se tiver azar você pode até perder metade do HP máximo.
Nota – Esse efeitos que você ganha no Battle Square vão sair do seu personagem quando a batalha terminar, voltando tudo ao normal.
Depois da batalha, você ganhara a Keystone de qualquer jeito, volte para a estação de Gold Saucer, lá você ira descobrir que o teleférico está quebrado. O grupo terá que passar a noite no hotel de Gold Saucer até ele ser consertado. Começara um evento.
Quando o evento acabar, você estará no quarto. Essa parte depende de algumas ações suas no jogo, você ira sair com Aeris ou Tifa.
Tifa – Se você deixou ela mais tempo no seu grupo, entregou a rosa para ela em Midgar e disse a Aeris que ela era sua namorada, então ela saira com você.
AerisSe você deixou ela mais tempo no seu grupo, entregou a rosa para Marlene e disse a ela que Tifa não é sua namorada, ela saira com você.
BarretCaso tenha misturado tudo, você ira sair com ele. Então, cuidado.
Dependendo com quem você sair, ira começar uma cadeia de eventos, vá seguindo o caminho de Barret, Tifa ou Aeris e você poderá ver as maravilhas de Gold Saucer. Na volta do passei, vocês flagram Cait Sith com a keystone, siga-o por onde ele for, no final, você encontar com os Turks. Depois de tudo, você estará novamente em seu quarto, volte para a sala principal para iniciar outro evento. Quando acabar, arrume as matérias de Aeris se precisar, saia do hotel e vá para o teleférico, que já está concertado.
No mapa mundi há uma pequena casa perto de Gongaga, lá você poderá trocar a Mithril pelo ultimo limit de Aeriss.
Temple of the Ancients
Este templo fica numa ilha ao sul do mapa, você só vai alcançá-la com o Tiny Bronco, veja na a localização do templo, caso tenha dificuldade em achá-lo.

Entre no templo e caminhe para frente para se iniciar um evento. Depois, suba as escadas e entre no templo, lá ira começar outro evento, você ira receber a Keystone de volta. Coloque a Keystone no altar e você será levado a nova sala do templo.
Está sala é complicada, tem muitas entradas, saídas e caminhos diferentes. Você pode tentar seguir caminhos alternativos para conseguir itens, neste detonado irei descrever o caminho para chegar ao final.
Primeiro, avance, não ligue para a primeira escada, desça pela segunda, que está um pouco acima da primeira. Desça por ela e você estará um nível abaixo, vá para a diagonal e chegue as plantas, para que Cloud possa descer, quando ele descer, continue passando por debaixo da escada e chegando ao baú.

Desça uma outra escada perto de você e suba em outro nível usando as plantas, lá haverá uma passagem pela qual você não pode passar. Suba por uma outra escada perto de você, pegue um Turbo Ether no outro lado atravessando a parte coberta e volte, suba novamente as plantas.

Pegue o item no chão, desça as escadas e entre na única porta da área. Lá dentro haverá um pequeno evento, quando acabar, você pode falar com o velho para curar-se, comprar itens e salvar seu jogo. Agora volte e desça pelas plantas novamente, atravesse a parte coberta e desça pela outra escada que você não foi ainda.
Quando descer, siga pelo único caminho disponível seguindo o velho, use as plantas para subir e descer.

Você pode por um caminho alternativo para pegar uma matéria, no final, entre na grande porta no centro do templo.
Na próxima tela haverá uma série de pedras rolando pelo caminho, você devera passar nas partes “ocas” da pedras para que ela não lhe amasse e você voltara para o começo. Tente calcular a distancia onde a pedra ira passar com a parte oca para baixo. Não é difícil, basta ter atenção e caminhar a quantidade certa de passos. No meio do caminho, há uma fonte, pegue uma matéria Morph e equipe-a em algumas, pois você precisara dela em algumas partes do jogo.
Continue indo pelas pedras, quando chegar ao final, começara um evento. Quando acabar, siga pelo caminho e você encontrara novamente o velho, salve seu jogo se quiser.
Na próxima tela, haverão vários caminhos diferentes para se seguir. Você pode mexer nos ponteiros do relógio de modo que faça uma “ponte” para o lugar onde você deseja. Você pode ir direto para o Enigma do Velho ou pode ir pelos outros caminho e pegar os itens. Veja a seguir a ordem que você pode ir se quiser pegar os itens.
IV – Item
VII – Arma para Cait Sith
VIII – Item
VI – Enigma do Velho
Para vencer o enigma, você terá que pegar o velho, não siga pelo mesmo caminho que ele, sempre entre em um túnel diferente do dele. Assim, sem muito esforço, você consegue pega-lo e a porta estará aberta. Se quiser, pode salvar seu jogo novamente.
Na próxima tela você vera um evento, avance no corredor para encontra Sephirot. No final do evento, enfrente um chefe.
Chefe - Red Dragon– Este é o Red Dragon, por isso, use todas as magias exceto Fire, que darão mais vida para ele. Ice ira fazer um bom estrago. Cuidado com seus ataques normais, que podem ser bem fortes, caso não queira perder muita vida, solte Big Guard. Se tiver oportunidade, use Limit’s. Ele é vulneravel a slow, e Poison, então apele em Slow e Bio, usando Haste em seus personagens para aumentar ainda mais a vantagem. Uma Elemental + Fire na defesa também cai bem.
Quando mata-lo, você ira ganhar o Dragon Armlet, que pode lhe ser muito útil. No chão haverá uma summom bem forte, Bahamut. Agora, vá para a direita e assista ao evento. Quando acabar, volte para a parte do enigma e volte para o relógio, lá, só haverá um caminho para seguir. Haverá mais um chefe para você matar.
Chefe - Demon Gate – Este é mais difícil, seu ataques são fortíssimos, por isso, no começo da batalha solte Regen e Big Guard. Ataque com summons, Limit’s principalmente (o limit planet protector de Aeris pode deixar todos invencíveis). Demon Gate é vulnerável a Slow, o que ja ajuda. Uma Elemental + Earth na defesa também. Se quiser pode usar magias, não se esqueça de guardar um turno para curar os personagens.
Após mata-lo, começara uma seqüência de eventos. Quando acabar, você estará em Gongaga novamente. Assista ao evento e Barret e Tifa virão para o seu grupo. As matérias que antes estavam com Aeris agora estão no inventario, distribuas para Barret. Saia de gongaga e o Tiny Bronco ira estar esperando em uma praia perto.
Ancient City
Agora, com o Tiny Bronco, vá para o continente norte. Você ira achar uma parte descoberta e poderá descer. Você ora ver uma floresta, no meio da floresta está Bone Vllage.
Nota: Nesta área de BoneVillage, na parte gramada há um inimigo parecido com um dinossauro, caso ele apareça em uma batalha, recomendo que fuja. Pois você ira gastar muito tempo e/ou MP para mata-lo, e ele não da muita experiência. Caso deseje mata-lo mesmo assim, recomendo que use Demi.
Entre em Boné Village, lá tem algumas boas armaduras para comprar, basta falar com o homem na porta da casa e responder a segunda opção. Voltando a programação normal, fale com o homem na frente da casa novamente e responda a primeira opção. Ele ora lhe perguntar que tipo de tesouro quer escavar, responda a primeira opção: Lunar Harp.
Está escavação funciona da seguinte forma: você ordenar os escavadores de forma bem espalhada, na parte de cima da vila. Aperte quadrado para ordena-los, quando você terminar, aperte quadrado e em Done. Agora, você pode explodir a área para os escavadores dizer onde está a Lunar Harp, quando explodir, eles irão olhar para o lugar onde ela está, então é bom ter escolhido os lugares estrategicamente. Olhe para onde os escavadores apontaram, vá até la e aperte quadrado para alguém procurar a Lunar Harp por ali. No dia seguinte, verifique o baú perto de você, para ver se você conseguiu a lunar Harp. Caso não tenha conseguido você pode tentar novamente.
Caso você tenha conseguido, você já pode continuar seu caminho. Suba no segundo nível de Boné Village e entre na única saída que tem. Você estará em uma floresta, avance até chegar a próxima bifurcação.
Na próxima tela, preste bastante atenção no meio das árvores. Você vera uma pequena bolinha vermelha flutuando (foto). È uma summom, localize-a e pegue-a, pois pode ser de grande ajuda.

Na próxima tela, passe por debaixo do tronco e pegue um item. Siga pela próxima tela e desça o caminho, você estará novamente no word map. Avance pelo único caminho possível e você chegara em Ancient City.

Entre e siga pelo caminho da direita, na próxima tela, você verá uma casa em forma de concha, você pode entrar nela para pegar um item se quiser. Saia desta casa e entre na próxima um pouco mais adiante, lá pegue um item e suba as escadas. Haverá um pequeno dialogo, depois, verifique as camas e escolha a opção para dormir, no meio da noite, Cloud acordara. Na casa, atrás de uma das camas, haverá uma matéria Enemy-Skill escondida, caso queira mais uma, localize-a vendo o ponto amarelo piscando.
Saia da casa e volte para e tela principal da cidade (onde tinha os três caminhos), desta vez vá pelo caminho do meio. Avance até achar uma grande “concha” perto de um lago, entre lá e suba até o final, onde haverá uma matéria Comet, que pode ser bem útil, equipe-a em alguém. Desça um pouco e entre por um caminho azul, onde antes havia um aquário.
Agora, desça a longa escadaria. Lá em baixo, você pode salvar seu jogo se quiser. Desça as escadas perto de você e começara um evento. Chegue até o centro pulando nos tocos. Quando chegar no centro, Cloud tem uma recaída e perde o controle. Aperte O perto de Aeris algumas vezes para ele preparar um ataque, mas seus amigos irão faze-lo parar. Começara uma seqüência de evento e animações. No meio de tudo isso, enfrente Jenova Life.
Chefe - Jenova Life – Terr equipado o Water Ring já ajuda bastante. Seus ataques são bem fortes, então é uma boa soltar Slow nela e Big Guard e Regem em voce, use magias, mas depois de tomar um ataque mágico ela vai soltar Reflect nela mesma, fazendo os ataques voltarem pra você. Caso isso aconteça, use De Barrier da matéria Destruct. A magia Aqualung pode ser assimilada pela Enemy Skill.
Depois ira começar mais uma seqüência de eventos, qua
CD 2
Este cd pode ser mais rápido que o outro, mas possui muitos extras e missões para fazer. É bom você já ir guardando dinheiro para a sidequest do chocobo dourado (que será um dos extras a se fazer neste cd). Neste cd acontecerão a maior parte dos eventos importantes no jogo, então pode esperar por grandes cenas e reviravoltas.
Icicle
Você ainda esta em Ancient City. Ande um pouco no caminho e Cloud terá uma rápida visão. Vá pelo caminho de cima e chegue até a bifurcação no fundo do cenário (pelo caminho que foi Sephirot).
Na próxima tela, pegue o item em cima da rocha, volte para perto dos espinhos da concha, encoste neles e Cloud ira subi-los sozinho. Lá em cima, suba até o final da concha, desça um pouco pela parte de fora e entre no caminho da esquerda.

Na próxima tela, Cloud terá que escalar as paredes para chegar até em cima, na primeira racha, você não pode subir, então vá na segundo. Suba e escolha Left, o item que está na direita você vai pegar depois.
Suba pelo próxima racha e escolha Right, ande para a direita e escolha Down na próxima, desça e pegue o item que faltou. Suba novamente e pegue o item em cima, siga para a esquerda e pegue mais um item em um baú. Vá na próxima racha e continue subindo, veja o “escorregador” perto de você e selecione a opção Down para descer, quando Cloud tocar no chão, procure por perto um ponto rosa piscando, é uma matéria Magic Plus.
Agora suba o “escorregador” e chegue na parte mais acima, vá para a direita e você chegara ao final da caverna. Você estará novamente no mapa mundi, agora, olhe no mapa e chegue até Icicle.
Lá, em primeiro lugar vá a casa do escalador (foto) e pegue um mapa que está na parede, e mais alguns itens que estão na salinha. Agora volte até a entrada da cidade e entre em uma pequena casa com uma árvore na frente, você vai achar um laboratório.


Localize os computadores na entrada e mecha neles, responda a primeira opção e vejo todos os vídeos. Eles irão lhe explicar algumas coisas do enredo do jogo , preste atenção. Quando acabar de vê-los, vá para o andar abaixo e pegue um turbo ether.
Agora saia da casa, veja, no fundo da cidade, um cara de roupa preta, fale com ele. Responda a primeira opção e Elena ira aparecer. No meio da conversa, ela vai tentar te dar um soco, você pode desvia-lo, aperte os botões e caminhe para o lado para não ser atingido. Caso você tenha sido acertado, Cloud ira desmaiar.
Agora entre na casa que tem um cachorro na frente, lá dentro, fale com o menino no seu quarto. Ele ira lhe deixar pegar a prancha de neve, pegue-a, você ira usa-la agora.
Agora você terá que jogar um dos mini games de FFVII, o Snowboard. Saia da casa e fale novamente com o cara no fundo do cenário, ele ira lhe explicar como funciona o Snowboard. Veja abaixo os botões que você vai usar:
X – Freia
Quadrado – Pulo
Direcionais - movimenta o personagem para os lados
L1 e R1 – Ajudam a fazer curvas fechadas
Quando estiver no Snowboard, cuide para não bater nas bordas e objetos que tem no caminho, bater em algum objeto pode fazer você perder toda sua velocidade. Tente pegar o maior numero de balões. Caso esteja tendo dificuldade em fazer curvas use L1 e R1 para ajudar. Você pode fazer acrobacias apertando quadrado e pressionando alguma das direcionais, é mais fácil de se fazer acrobacias em rampas, então aproveite-as. Tome bastante cuidado para não bater em um trecho cheio de árvores.
No final, você caira em uma fase de gelo. Esta fase é bem complicada e possui vários caminhos diferentes. Para se localizar, olhe para o cenário que você está e aperte Quadrado para mostrar o mapa, veja se alguma parte do mapa coincide com o cenário onde você está, caso não consiga, tente caminhar para as outras telas. Localize-se e veja o mapa, está fase de gelo possui muitos itens e lugares escondidos. Mas você tem que ser rápido, pois se passar muito tempo ali, você ira desmaiar.
Olhe na foto alguns dos lugares que você poderá pegar itens. Tente ir primeiro nesses lugares e, se sobrar tempo, olhe nos lugares restantes. No caminho também haverão itens, portanto fique atento. Há uma parte na qual você tem que ir colocando bandeirinhas para não se perder, dependendo pra qual lado você for, chegara em uma caverna com itens ou ao final do caminho. Perto de uma fonte quente, você ira achar uma summom Alexander.

No final, de um jeito ou de outro, você chegara a uma pequena casa. Fale com o morador na segunda sala da cabana e começara um dialogo. No outro dia, você terá a oportunidade de salvar seu jogo então aproveite. Saia da cabana e seus amigos estarão esperando lá fora.
The Great Crater
Você pode trocar os membros do grupo se quiser e dormir para recuperar HP e MP, fale com o velho caso queira dormir. Quando estiver pronto, ande para o fundo do cenário para chegar a próxima tela.

Agora, você terá que subir até o topo da montanha nevada. Para isso, Cloud ira escala-la, haverá um marcador na tela que diz quanto graus está a temperatura corporal de Cloud, você não pode deixá-la baixar muito. Caso isso aconteça, Cloud ira desmaiar e começara tudo de novo. Para não deixar a temperatura cair, quando estiver em alguma estrutura em que possa se mover, aperte quadrado consecutivamente e Cloud ira se aquecer.
Suba toda a montanha e pare um pouco nas partes com terra firme para se aquecer, depois continue subindo. Você chegara a uma caverna. Lá, avance e entre na passagem que da para a próxima tela. Haverá algumas estacas de gelo que estarão bloqueando o caminho. Entre em uma passagem escondida (foto) que da para a próxima tela.

Enemy-Skill - Magic Breath – Nesta área, há um inimigo chamado Stilva, eles possuem a Enemy-Skill chamada Magic Breath. É um inimigo vermelho, parecido com uma aranha. Dependendo do seu level, o ataque pode tirar muito ou pouco, então já venha preparado. Também com Stilva, há outra enemy-skill chamada Trine, dexe-a com pouca vida (use Demi) e espere pelo ataque.
Agora, nesta tela, ande para a direita, passe pela ponte de gelo e chegue á um baú azul do outro lado. Lá haverá um Ribbon, um acessório que bloqueia todos os status negativos do jogo, extremamente útil, equipe-o em Cloud.
Agora, volte até a ponte, veja um caminho que vai por cima, vá por ele. Pegue o item no baú e siga para a próxima passagem. Você voltou para a tela onde tem os espinhos bloqueando o caminho, suba pelo túnel e chegue na pedra. Você podera empurra-la, quando você empurra-la ela ira descer e quebrara as estacas que estão bloqueando o caminho. Agora volte as telas até chegar novamente a parte onde os espinhos foram quebrados, avance pelo caminho até chegar a próxima tela. Atravesse a próxima tela e você chegara novamente ao lado externo da montanha.

Escale novamente, quando lhe perguntarem para qual lado você quer ir, responda para cima (Go Up). Logo depois, irão lhe perguntar se quer ir para direita ou esquerda, responda direita (Go Right). Continue subindo e não se esqueça de sempre se aquecer. Assim, sem muito esforço, você chegara a próxima caverna.

Na caverna, pegue o item no baú e salve seu jogo se quiser, avance pela próxima passagem. Faça a volta pelo penhasco e chegue ao outro lado. Na próxima tela, veja um baú bem ao seu lado direito, meio escondido. Agora, você terá que derrubar algumas estacas de gelo, pois elas formaram o caminho lá em baixo. Quando chegar perto de uma estaca, começara uma batalha, você pode atacar os morcegos ou simplesmente atacar a estaca para que ela caia. Quando você derrubar uma estaca, o jogo ira perguntar se você quer pular lá em baixo, não pule, pois você ainda tem que pegar o baú do outro lado. Quando pegar o item, ande para a direita e escolha a opção para pular.

Lá em baixo, vá pela parte de gelo que você acabou de formar, na próxima tela, de a volta pelo penhasco novamente, passe por dentro da gruta pnde você derrubou os espinhos e chegue, mais uma vez, na parte onde você terá que escalar.

Quando perguntarem para que lado você quer ir, responda para cima (Go Up), repita isso duas vezes. Chegue na próxima gruta e salve seu jogo se quiser. Na próxima tela haverá um túnel de gelo, avance um pouco e você terá que enfrentar um chefe.
Chefe –Shizo - Ele possui duas cabeças, ambas tem pontos fracos diferente. Use, de preferência, Ice 3 no pescoço da esquerda e Fire 3 no pescoço da direita. Big Guard e Regen é meio indispensável aqui. Invez de Elemental+Fire ou Ice, prefira Elemental+Thunder na armadura, isso porq quando voce derrota uma das cabeças ele usa o ataque Eathquake que não tem elemento terra mas sim Thunder.

Agora, passe para a próxima tela e suba a parte final. Haverá uma CG, quando acabar, desça até chegar em uma parte coberta por gelo, Tifa aparece e entra para o seu grupo. Caso você tenha Cid em seu grupo, tire-o, pois você não poderá te-lo no seu grupo se quiser pegar uma arma mais adiante. Siga e desça os rochedos, pegue uma summom Neo Bahamuth que está no caminho. Salve seu jogo.

Pule na parte de cima e siga pelo caminho, haverá um evento. Quando acabar, entre na bifurcação da esquerda. Lá haverá uma barreira de vento, fale com os caras de capa preta e eles irão desaparecer, deixando itens no chão. Na barreira, você devera passar quando ela parar de ventar um pouco por alguns segundos, quando parar, atravese-a e chegue a próxima bifurcação.


Lá, suba pelo rochedo e pegue o item no baú azul, continue subindo e chegue até a próxima bifurcação. Lá, haverá mais um barreira, mas haverá também uma listra verde que estará passando por ela, dificultando a passagem. Espere o vento para de soprar e passe quando achar que a barreira não está vindo. Siga e avance para a próxima tela. Haverá um evento, quando acabar, você ira enfrentar Jenova Death.
Chefe - Jenova Death – É bom você ter algumas Echo Screen, que serve para curar o estado Silence que Jenova Death causa. Use Big Guard e Regen para não ter que se preocupar com vida. Você pode mata-la com ataques normais e limits, se quiser use magias também. Aproveite a oportunidade e estréie sua nova summom Neo Bahamuth. Ela tem vulnerabilidade a Earth então uma Elemental+Earth na arma de alguem com ataque físico bem forte é uma boa pedida. Tenha proeção contra fogo se possível.

Quando mata-la, a Black Matéria estará no chão. Pegue-a e ofereça-a a algum dos seus amigos, alguém ira querer ficar com ela. Depois, fale com algum integrante do seu grupo. Eles entraram novamente no seu grupo. Avance um pouco e pegue uma matéria MP Turbo no caminho. Está matéria pode aumentar a força de uma summom ou magia, por enquanto, eu aconselho a lincar ela com a Neo Bahamuth. Continue subindo, pegue o item no baú e salve seu jogo.

Na próxima tela, haverá mais uma barreira de vento. Alem do vento e da listra verde, haverá também um raio para atrapalhar a passagem, tente passar quando nem um dos obstáculos estiver na passagem. Agora, eu recomendo que você tire as matérias de Cloud e coloque-as em outro membro qualquer. Pois Cloud ira sair do grupo por um tempo, então, é melhor troca-las para não precisar arrumá-las de novo. Avance para o fundo da tela e começara uma seqüência de eventos, quando acabar, você estará novamente em Junon.
O Highwind
Você estará em Junon, fale com Barret e assista a CG, fale com ele novamente e os dois serão levados para a execução. Na próxima tela, siga Tifa até a próxima bifurcação e salve seu jogo. Desça as escadas e siga pelo único caminho disponível, no auditório, começara mais um evento.

Quando weapon começar o ataque, você terá a chance de se libertar, Cait Sith entrara para o seu grupo, lute contra os guardas e você estará livre novamente, no entanto, Tifa ainda presa. Verifique a porta (foto) para que Barret tente abri-la, puxando-a com as teclas direcionais. Começara um evento.

Quando acabar, Você controlara Barret novamente, fale com Cait Sith e saia da sala. Scarlet ira trancar a porta por trás, então siga pelo caminho da direita. Você estará no fundo da tela, siga e encontre Yuffie (que estará vestida de repórter). Assista a CG e ela entrara para o seu grupo. Siga pela bifurcação de baixo, acione o botão e chegue ao Highwind. Após isso, você controlara Tifa.
Agora, você terá que se libertar para que o gás não lhe mate. Para isso, você devera usar os botões do controle para fazer os movimentos certos. Aqui esta descrita a ordem certa para você apertar:
X – Pressione por um tempo para Tifa trazer a chave para perto de si.
Triangulo – Para Tifa localizar a chave.
Triangulo + X – Para Tifa pegar a chave
Triangulo + Circulo – Tifa ira libertar uma das mãos
Circulo – Tifa ira libertar a outra mão.
Após isso, Tifa estará livre. Desligue o gás em um interruptor na parte de cima da sala e depois verifique a porta e assista a CG. A weapon ira abrir uma rachadura na sala e você poderá sair. Desça até chegar ao canhão Sister Ray, lá, Scarlet aparece e você terá que trocar tapas com ela. Aperte O consecutivamente e bem rápido para levar o menor numero de tapas possíveis. Depois disso, Barret aparece no Highwind e resgata Tifa.
No Highwind, siga pela porta da esquerda e desça as escadas, vá na parte onde está Barret e Cait Sith. Siga-os e você chegara a sala de controle, assista ao evento e fale com Cid, e depois Red XIII. Quando acabar, fale com Cid mais uma vez e com o piloto que está perto de Cid.
Agora, volte para o interior do Highwind e entre na sala de operações (ela tem um letreiro vermelho em cima). Lá, fale com o cara na esquerda e monte um grupo. Agora, volte para a tela da frente do Highwind e fale com o piloto para assumir o controle.
Sobre o Highwind
O Highwind é um dos melhores meios de transporte do jogo, perdendo apenas para o Chocobo Dourado. Você pode ir a quase todos os lugares usando ele. Veja a seguir os comando para controla-lo:
O – Server para andar para a frente e acelera-lo
X – Pousa o Highwind (ele não pousa em floresta, neve ou deserto)
Triangulo – Faz ele sair do modo de direção e o traz de volta para dentro
L1 e R1 – Ajudam a fazer curvas.
Dentro do Highwind existem algumas salas que podem ser bem úteis, a sala de comando é aquela onde você pode falar com o piloto para comandá-lo. Entrando na bifurcação da esquerda, você terá acesso as outras salas. Na sala de operação, falando com a cara da esquerda, você pode trocar de grupo, recuperar HP e MP e salvar o jogo. Há também uma sala onde você pode guardar um chocobo, caso queira transportá-lo para algum lugar. Subindo as escadas você chega a parte de trás do Highwind.
Agora que você tem liberdade no mapa, vá para Cosmo Canyon. Na loja de itens, vá pela parte de fora (foto) e chegue a outra cabana, haverá dois itens e uma matéria Full Cure. Full Cure é capaz de curar toda a vida de uma vez, é útil apesar de não puder ser equipada com a matéria All. Equipe-a em alguém.
Saia de Cosmo Canyon e vá para Rocket Town, lá haverá alguns itens, vasculhe pela cidade para acha-los.

Nota – O jogo agora conta com uma grande quantidade de matérias. No entanto, a maior parte delas devera ficar no inventario. Você devera retirar as matérias mais antigas para abrir espaço para as outras mais novas. Magic Matérias como Ice, Lighting e Fire não serão mais necessárias. Em vez disso abra espaço para Mp Turbo, Comet a algumas outras mais fortes. Summoms fracas como Choco/Mog, Shiva, Ifrit também deve ser tiradas e abrir espaço para Kjata, Bahamuth, Neo Bahamuth e mais algumas que você ira pegar mais adiante. Em compensação, matérias essenciais como Restore, All, Enemy-Skill e outras deverão ser mantidas.
Mideel
Em primeiro lugar, antes de ir a Mideal. Volte na fazenda dos chocobos, na área de Midgar. Quando entrar, na primeira tela, ande para a direita para encontrar uma matéria Chocobo Lure no chão. Depois entre no estábulo e fale com Choco Billy e compre uma Mimett Green.
Agora vá para Mideel, é um continente que fica bem ao sul do Word Map. Voe com o Highwind e pouse em alguma área sem floresta. A cidade está no meio da floresta. Caso tenha dificuldade em achar, olhe na foto.

Em Midea]el, suba as escadas de madeira e entre em uma loja com o desenho de uma espada na frente. O vendedor possui ótimas armas, se quiser, compre-as. Agora, fale com o chocobo branco. Escolha a primeira opção e depois, a penúltima. O chocobo ira lhe dar uma matéria magica muito boa. Verifique a porta no fundo da loja e saia.
Agora, suba pela resto das escadas e chegue a próxima casa. Na parte que tem um cara vestido de azul, vá para parte do caminho que está escondida pela casa. Fique apertando O em todos os lugares de lá para você achar uma chave. Tente se basear olhando na foto.

Agora volte para a loja onde tem o chocobo branco e verifique novamente a porta. Selecione a primeira opção e depois, a segunda, feito isso você ira ganhar um acessório.
Depois, desça as escadas e vá para o fundo da vila, começara um evento. Tifa ira sair do grupo e ficar com Cloud, quando acabar o evento, você controlara Cid, vá até a sala de Operação e monte um grupo, não se esqueça de arrumar as matérias de Cid. Agora, assuma o controle do Highwind e volte a Mideal. Na casa onde tem os dois homens conversando na frente, há um item. Pegue-o e quando estiver saindo, responda a primeira opção para o homem.
Saia de Mideal e entre no Highwind novamente, chegou a hora de ir em busca das Huge Matérias.
Huge Matérias
Agora Cid será o personagem principal. Você devera pegar as Huge Matérias. Cada uma encontra-se em um lugar diferente. Vamos a primeira delas que está em North Corel.
Salve seu jogo antes desta parte por que, caso você falhar e destruir a cidade, não vá poder pegar a Huge Matéria, nem a matéria Ultima (uma das melhores magias do jogo) e o Limit 4 de Barret.

Entre em North Corel e volte o caminho que você fez antes para chegar ao reator mako. Se você for pela entrada de trás da cidade, precisara voltar novamente para pegar o Highwind, se for pela entrada principal, terá que percorrer o caminho novamente mas não precisara voltar. Ai a escolha é sua, escolha seu caminho e chegue novamente ao reator mako. Caso tenha dificuldade em chegar no reator, você pode olhar na parte do cd 1 deste detonado.

Quando chegar ao reator, enfrente os guardas. Após isso, Cid e os outros irão subir no próximo trem. Lá, você terá que apertar Cima e Triangulo rápido e em seqüência para alcançar o outro trem.

No outro trem, vá pulando entre os vagões e enfrentando os inimigos, serão 5 batalhas. Os inimigos dos quatro primeiros vagões sao vulneraveis a Stop o que pode ajudar. Apele para as summons mais poderosas e ataques mais rapidos para economisar o tempo (deixe os Limits acumulando pro penúltimo e um Limit pr ultimo.). O Quarto inimigo recebe bastante dano com a Enemy Skill Aqualung ja o quinto é um chefe
Chefe -Eagle Gun – Se você tiver Gravity equipada em alguém será fácil mata-lo. Use Demi 2 (ou Demi 3 se você tiver) e ele perderá muito HP. Apesar de seus ataques não serem fortes, você pode soltar Big Guard para não perder muita vida. Use Full Cure se precisar. Tirando basdtante Hp com a Demi basta soltar um Limit ou summons pra completar o serviço.

Após a batalha, avance e enfrente mais um guarda. Depois, você terá que parar o trem. Para isso, aperte Trinagulo+Cima ao mesmo tempo e depois X-Abaixo também ao mesmo tempo. Faça isso algumas vezes e rapidamente para que você consiga para o trem. Se conseguir, ira receber a Huge Matéria. Se destruir a cidade, volte até a ultima vez que salvou e tente novamente.

Siga para a cidade e fale com os moradores, um garoto lhe dara a matéria Ultima, equipe-a em alguém. Por ter salvado a cidade, eles deixaram você dormir no hotel de graça. Quando acordar, saia do hotel e entre na casa mostrada da foto. Lá dentro, fale com o cara que está perto da mesa, ele ira lhe dar o Limit 4 de Barret.

Dica – Equipe Ultima junto com a MP Turbo para dar mais força para está matéria.
Muito bem, agora saia da cidade e entre no Highwind (se você for pelo outro caminho terá que voltar tudo de novo para pega-lo) e vá pegar a outra Huge Matéria, que está em Fort Condor.

Fort Condor é uma construção que fica perto da área de Junon, ela possui uma Fênix na parte de cima, sendo assim, será fácil acha-lo. No forte, siga pelo túnel e suba as cordas, na parte de cima, haverá mais cordas para você subir. Entre em um buraco onde tem as cordas e suba por elas e siga pela escada à esquerda.
Na próxima sala, fale com o homem e escolha a segunda opção para começar a batalha de simulação. Você pode simplesmente deixar o inimigo chegar na sua cabana para mata-lo e acabe logo com isso ou jogar a batalha de simulação caso queira diversão, a escolha é sua.
Sobre a batalha de simulação
Funciona como aquelas batalhas em jogos de estratégia, você terá comprar seus soldados e posiciona-los no campo como bem desejar. Dependendo da força do soldado ele pode custar muito ou pouco, caso tenha bastante dinheiro, compre os mais caros para ter uma vitória mais fácil.
Para comprar soldados, selecione o lugar onde quer botá-lo com as teclas direcionais e aperte O, escolha o soldado desejado e ele ira aparecer no lugar onde está indicando a mão.
Caso queira garantir uma boa defesa, lembre-se de que existem algumas unidades que ficam paradas apenas atirando para um determinado local, você pode botar algumas delas nos caminhos para bloquea-los.
Quando achar que está pronto, aperte X para começar a batalha. Lembrando que você pode continuar a comprar os soldados mesmo com a batalha iniciada. Você pode aumentar e diminuir a velocidade com L1 e R1. Caso queira mandar os soldados atacar ou andar, selecione-os com a mão, e aperte O no lugar onde você quer que o soldado vá, para atacar, basta apontar para um inimigo que o soldado ira ataca-lo.
Faça sua estratégia e sua defesa e ataque como bem quiser, depois de enfrentar 20 soldados (ou deixa-los entrar na cabana) havera uma CG mostrando a Fênix, quando acabar, entre na porta a sua esquerda.
Veja o filhote sair voando e pegue a Summom Phoenix no chão. Essa summom causa dano de fogo em todos os oponentes e revive todos os aliados com o máximo de HP, será bastante importante para enfrentar as weapons, então, equipe-a em alguém.
Agora desça até a parte de baixo do forte e fale com o cara que está sentado na mesa para que ele lhe entregue a Huge Matéria restante. Saia de Condor Fort e volte para Mideal.
O Mundo Psicológico de Cloud
Mideel é sua próxima parada. Leve seus personagens com melhores Limits e entre na cidade e vá para a enfermaria onde Cloud está e fale com Tifa, haverá um tremor e um evento. Saia da enfermaria e você terá que espantar Ultima Weapon.
Chefe - Ultima Weapon – Apesar do nome, Ultima Weapon não é o chefe mais difícil. Embora, com seus recursos atuais ela lhe dará um pouco de trabalho. Fique tranqüilo pois você não precisara mata-la agora, apenas espanta-la. Seus ataques são fortíssimos, então eu recomendo que use Regen e Big Guard no começo da batalha. De suas melhores summoms e ataques (use Ultima se a matéria já ter alcançado o segundo nível). Com os ataques fortes que ela da, com certeza seus Limit’s irão subir bastante, então abuse deste recurso. Ela ira apanhar um pouco e ira fugir. Se tiver tempo, roube o item que ela carrega.
Após espanta-la, haverá uma CG e Cloud e Tifa caíram na Lifestrem. Este é o mundo psicológico de Cloud. Este é, com certeza, o maior evento do jogo e ira demorar um pouco até acabar, é bom ter paciência. No mundo psicológico de Cloud serão mostradas quase todas as perguntas que não forma respondidas sobre a história de Cloud e dos eventos em Nibel. Preste atenção se quiser entender os motivos do jogo.
Durante o evento, apenas vá falando com os personagens quando assumir o controle de Tifa. Cada “Cloud” diferente levara a uma parte da história, fale com eles nesta ordem. Primeiro o de cima, depois o da esquerda e por ultimo o de baixo.
No final, todos os Cloud’s irão se juntar e acabara o evento. Depois de tudo, voe estará de volta ao Highwind. Tente sair da sala de operação e o cara da direita ira lhe pedir para formar um grupo. Escolha seu grupo e assista ao evento. Quando acabar, volte a sala de operação para curar-se e salvar seu jogo. Já aproveite e arrume as matérias de Cloud e suas armas. Fale com o piloto e voe para Wutai.
Wutai
Em alguns detonados de FFVII você talvez encontre está parte para se fazer no primeiro cd. Isto é escolha sua e não interferira no seu jogo, porem, para torná-la mais fácil, recomendo que a faça no segundo cd, sendo que dispõe de mais recursos.
Wutai é aquele continente “fininho” que fica do lado esquerdo do World Map. Antes de ir lá, fica o recado que voce perdera suas matérias por um tempo (não se desespere, é só por um tempo) então leve seus personagens com melhores Limits. Tente entrar na cidade e começara um evento e Yuffie ira roubar suas matérias. Enfrente os guardas e entre na cidade para tentar recupera-las.
Ao entrar, você já enxerga Yuffie, vá para a esquerda seguindo-a por onde ela foi. Na casa mais a esquerda da cidade (que tem um grande pote na frente), você encontrara os Turks, fale com eles e saia. Agora vá para a parte de cima na cidade, na casa perto do save point (loja de itens), haverá um baú. Pegue o item e Yuffie ira rouba-lo.
Agora vá na casa bem no inicio da cidade e verifique o biombo (foto), Yuffie estará lá, mas ira fugir novamente.

Muito bem, agora volte para o bar, verifique o pote na frente dele. Yuffie estará lá, bata no pote apertando O e você ira captura-la, na casa, siga Yuffie e aperte as alavancas, seus personagens irão ficar presos. Mexa nas alavancas novamente e liberte seus amigos.
Saia da casa e vá para a parte do fundo da cidade, na esquerda (que vai para o templo). Lá, na esquerda, verifique o sino e abrira uma passagem abaixo de você. Entre na passagem e chegue a próxima tela.
Haverá um evento e lá estará Don Córneo (lembra-se dele?). Pegue os itens na sala e suba as escadas. Enfrente os guardas e siga para a próxima tela, haverá um corredor com vários quartos, há um passagem neste corredor (foto). Pegue um item e volte.

Siga para a bifurcação de baixo, na próxima tela, você pode dormir de graça no quarto para se recuperar, então aproveite. Saia pela bifurcação de baixo, na rua, fale com Reno para começar um evento.
Agora volte para a tela principal da cidade, olhe um pouco na parte de cima da cidade (acima do save point) há um rochedo, no meio das árvores há a bifurcação que o leva para lá. No rochedo você encontrara os Turks mais um vez.
Este rochedo é complicado então tome cuidado para não se perder (aperte SELECT para você achar as bifurcações mais facilmente). Na primeira tela, avance e entre na primeira bifurcação para cima. Na próxima tela, vire a direita e encontre Reno, depois volte e suba, fazendo a volta para contornar a estatua e siga pela bifurcação mais abaixo.
Na próxima tela, fale com Rude e entre na caverna, pegue o item e fale com Rude novamente. Volte uma tela e suba, na tela de cima você encontrara Reno, fale com ele. Volte uma tela e desça pelo caminho de baixo. Haverá um evento e logo após você terá que enfrentar um chefe.
Chefe - Rapps -– Você talvez enfrente dificuldades para matá-lo, pois não tem matérias. Você terá que se curar com itens (recomendo X-Potion), pois a matéria Restore foi roubada junto com as outras. Ataque com os únicos comandos que lhe restou: Atack e Limit. Se você tiver bons limit’s não será difícil mata-lo. O mind Blast de Barret é uma boa pois acaba com o MP do chefe evitando a poderia magia Aero3.
Após tudo, Yuffie voltará para o seu grupo e devolvera as matérias, embora que todas embaralhadas. Agora, recoloque-as no seus lugares como estavam antes, se anotou quais as que estavam com você ficara mais fácil. Se você estava com Yuffie no grupo quando ela lhe roubou, as matérias que estavam com ela estarão em seus lugares.
Agora volte, com Yuffie no grupo, para Wutai. Vá na tela onde você tocou o sino, no fundo, há o templo, entre nele. Lá dentro você terá que enfrentar 5 chefes só com Yuffie. Se conseguir derrotar todos, ira ganhar o Limit 4 de Yuffie. Coloque suas matérias mais importantes em Yuffie e fale com o cara dentro do templo para começar. Sempre quando matar um dos chefes, saia, durma, volte e suba para o próximo andar. No ultimo andar, você enfrentara o mais difícil deles, Godo, pai de Yuffie. Para facilitar, coloque Restore em Yuffie.
Chefe 1 - Gorki – Cuidado que ele pode usar Barrier e Regen em si próprio, ataque algumas vezes normalmente, se quiser acabar mais rápido use uma summom, Bio e Stop podem facilitar.
Chefe 2 - Shake – Cuidado com seu ataque Rage Bomber, fora isso não há problema, fica facil usando Stop para paralisa-lo. Use Summoms caso queira terminar mais depressa.
Chefe 3 - Chekov – Use o Jem Ring para se livrar de seus status negativos.Use Stop, Bio e Summons.
Chefe 4 - Staniv – Seus ataques não são fortes, há exceção de um, tome cuidado e use Cure 3 sefor necessário. Para mata-lo logo, use alguma summom.

No ultimo andar você encontrara Godo, pai de Yuffie, será o ultimo deles e se derrota-lo conseguira All Creation, ultimo Limit de Yuffie. Então cure-se para o combate.
Chefe – Para se garantir use Big Guard e Regen no começo da batalha. Tenha também uma Elemental+Gravity na armadura e proteção contra status negativos. Depois disso é só atacar com Summons e Limit’s. Se não tiver nenhum dos dois ataque com Enemy-Skills ou magias, ataques normais se estiver confiante. Godo, infelizmente, cura-se, então é bom não desperdiçar nenhum turno e mandar a ver com seus melhores ataques.

Após o evento, desça até o primeiro andar do templo e saia da cidade. Volte ao Highwind, agora começara uma seção de extras e missões opcionais para serem feitas. Você pode pular está parte mas lembrando que se fizer isto estará perdendo ótimos itens/armas/matérias/limits, que o ajudarão muito no decorrer do jogo.
Chocobo Dourado
Este é o extra mais trabalhoso de FFVII,. Por ser um extra muito grande, existe uma seção especial no site para que você tire todas as duvidas sobre chocobos, suas cores, raças e habilidade, sem contar os prêmios que cada um pode lhe oferecer. Clique aqui para acessar a seção.

Lembrando que alguns acham este extra difícil e cansativo para fazer na primeira vez. Se não conseguir completa-lo agora, podera tentar no terceiro CD já que dispõe de mais habilidade, mas ele é muito recompensador e INDISPENSÁVEL caso voce queira vencer Emerald e Ruby Weapon.

Chave de Midgar
A chave para você entrar em Midgar está escondida em Bone Village. Entre na vila e pessa para o cara da entrada para escavar um Normal Treasure, posicione os carinhas em pontos estratégicos, a chave de Midgar está escondida na parte que tem a fumaça, na parte de cima, ache a chave e voe para Midgar.
Em Midgar nada mudou, exceto em Wall Market, onde você pode comprar um item que lhe ajuda a usar a habilidade Mug ou Steal, garantindo melhores resoltados, embora custe 129.000 gil. Caso queira compra-lo é no mesmo lugar onde você compra as baterias.
Equipamentos para Vicent
Você terá que ter Vicent em seu grupo para conseguir este extra. Pegue seu chocobo dourado, verde ou preto e vá a cachoeira ao sul de Corel (foto). Na cachoeira, entre nela e há um cenário por trás, lá haverá um evento com Vicent. Espere o evento acabar e saia.
Agora lute um pouco no mapa e depois volte, lá você achara a ultimate weapon de vicent e o seu limit lvl 4.
Obs.: Você também pode chegar à cachoeira usando o submarino, que você ira pegar mais adiante.

Sobre Ultimate Weapons
Uma ultimate weapon é a arma mais poderosa de um personagem, sendo que cada um tem uma diferente para si, ao longo deste cd e do 3º você ira pegar todas elas. O dano de uma ultimate weapon é calculado por algum atributo, que varia de acordo com a arma e o personagem. No caso de Cloud, por exemplo, o dano é calculado pelo quando de HP que ele tem no momento. Se o HP for 9999 ou parecido, o dano será de 9999.

Note também que uma Ultimate Weapon não da AP para sua matérias, sendo assim, lembre-se de sempre quando for usar uma Ultimate Weapon, de passar todas as matérias em MASTER para a arma e o todas que estão evoluindo para seu bracelete, para que ela continue ganhando AP.

Limit 4 de Tifa
Volte a Nibelhein, no lado direito, entre na casa do meio. Está é a casa de Tifa. Aqui você conseguira o ultimo Limit dela, Final Heaven.

Entre na casa e suba até o segundo andar. Lá, no quarto de baixo, haverá um piano. Siga até lá e selecione a opção para toca-lo. Toque-o da seguinte maneira em velocidade media: X, quadrado, triangulo, L1 + triangulo, L1 + quadrado, X, quadrado, triangulo, L1 + X, O, X, quadrado, X e para finalizar aperte start. Feito isso, o limit será seu.
O Reator Submerso
Agora você terá que voltar a Junon. Na cidade, vá até a parte mais ao fundo e fale com o soldado da Shinra que está perto da porta. Ele lhe cobrara 10 gil para você passar, pague-o e entre na porta. Lá dentro, acione o botão do elevador e ele ira subir.
Você está novamente no forte. Salve seu jogo se quiser e vá pela porta de baixo, na próxima tela siga para a bifurcação de baixo e haverá um evento no meio da tela, continue descendo e avance na próxima tela até chegar a um corredor onde tem vários soldados treinando. Chegue perto deles e irão sair, siga até o fim do corredor e entre na porta da esquerda que tem escrito 1.
Lá dentro, lute com os guardas e o elevador ira descer, lá em baixo, enfrente mais guardas e siga para baixo na tela até a porta. Continue avançando na tela e chegue na próxima porta. Nesta tela, você pode salvar seu jogo se quiser, continue e você estará em mais um elevador, aperte o botão e você chegara a um outro corredor, avance e haverá uma espécie de corredor de vidro submerso.
Nota importante – Nesta tela, há um inimigo chamado de Ghost Ship, ande pelo cenário e espere ele aparecer. Quando aparecer, esteja com a matéria Morph equipada, use alguns ataques para lhe tirar um pouco da vida e use Morph nele até morrer. Fazendo isso, ele lhe dara um item, o Guide Book, que você ira trocar por uma matéria Underwater, que é indispensável na luta contra Emrald Weapon (3º cd).
Continue seguindo pelo corredor e chegue ao reator submerso. Na próxima tela aperte o botão do lado esquerdo e desça. Saia a vance pelo caminho até a próxima tela, lá haverá um Save Point, então aproveite. Continue e entre na próxima tela, lute contra os soldados e entre na porta. Ande pelo caminho e assista ao evento. Entre na próxima tela a direita e assista mais um evento, após isso você ira enfrentar um chefe.
Chefe - Carry Armor – Seus ataques são bastante fortes, então use Big Guard. Mesmo assim, Regen pode lhe ajudar bastante. Se você fez o extra do chocobo dourado pode simplesmente largar uma Kinght of Round e acabar com ele. Mas caso não tenha, use magias fortes como Comet 2 e summons e, é claro, Limits. Com uma das mãos ele podera pegar um de seus personagens então esteja bem preparado. Sua vulnerabilidade com Lighting facilita.
Após derrota-lo, vasculhe bem pelo cenário e pegue todos os itens. Vá ao submarino azul e enfrente a fila de soldados. No submarino, lute com os guardas e salve seu jogo. Vá para a cabine de controle e você ira ver mais um dos Mini Games de FFVII, a batalha submarina. Veja a seguir os comandos básicos:
Triangulo – Aumentar velocidade
X – Diminuir velocidade
Quadrado – Diminuir velocidade
No jogo, cuidado para não bater nos obstáculos. Seu objetivo aqui é destruir o submarino vermelho. Tome cuidado com os submarinos, eles lhe lançam torpedos que podem lhe tirar vida, procure tentar desviar deles quando avista-los. Lance seus torpedos somente quando o submarino alvo estiver com um quadrado vermelho em volta, de preferência lance três torpedos de uma vez, quando esse três explodirem, lance mais três.
Procure seu objetivo e derrube o submarino vermelho, quando fizer, a missão será completa e o submarino será seu. Agora você está do lado de fora de Junon, entre lá novamente e pague ao cara para subir. Desça vez entre pela porta da parte de cima para chegar até o aeroporto, assita a CG e saia. Agora você terá de ir á Rocket Town atrás da Huge Matéria.
Para além do Planeta
Vá a Rocket Town e siga para o foguete. Você terá que lutar com os guardas e depois terá que trocar de grupo por que Cid entrou, selecione o que lhe achar melhor e suba para o foguete. Lá você terá que enfrentar Rude e mais dois guardas.
Chefe - Rude– Os guardas não serão problemas, basta dar alguns ataques e acabou, mas cuidado que eles lhe deixam dormindo. Roube o item que está com Rude e ataque com o que você bem quiser, pode dar uma Knight of Round e acabar mas seria um desperdício de MP. Mande alguns ataques normais nele e ele ira fugir. Não se preocupe se ele der alguma barreira. É importante usar o Steal nele para roubar o Ziedrich bracelete muito bom que reduz a mate qualquer dano elemental.
Siga para o foguete e enfrente o guarda, siga para a sala de comando. Agora começara uma seqüência de eventos e o foguete será lançado ao espaço. Quando recuperar o controle de Cloud, siga pela porta a sua direita e suba as escadas, na parte onde está a Huge Matéria, você terá que digitar a senha: Circulo, Quadrado, X, X. Feito isso, ela será sua.
Agora desça as escadas e volte a sala de comando, seguindo pela bifurcação de baixo e descendo mais uma escada, na próxima tela haverá um evento. Entre na cabine de salvamento e veja o evento.
Depois de tudo você estará no Highwind, agora você terá de voar até Cosmo Canyon.
Chegando lá, suba até a casa de Bugenhagen e vá ao planetário, fale com ele e haverá um evento. Quando acabar, ele lhe mostrara novamente o planetário, mostrando-lhe as Huge Matérias que você pegou. Verifique a Huge Matéria azul e se a Bahamut e Neo-Bahamut estiverem em MASTER você ganhara a summom Bahamuth Zero, equipe-a em alguém.
Sobre Huge Matérias
Cada Huge Matéria dá uma Máster Matéria. Essas são as matérias mais raras do jogo e guardam todas as matérias de determinado tipo. Por exemplo, a Huge Matéria amarela guarda todas as matérias command do jogo em uma só, a Máster Command. Assim sendo as outras guardam a Máster Summom, Máster Magic etc. Na máster Summom há todas as summons do jogo, sendo que você poderá usar todas elas quantas vezes quiser em uma batalha.
Mas lembre-se, para você conseguir está uma matéria desse tipo, você precisara ter todas as matérias daquele tipo em especifico em nível MASTER, ou seja, para adquirir a máster magic, por exemplo, você precisara ter todas as matérias Magic (verdes) em MASTER. Após isso, para adquiri-la, é só voltar ao planetário e apertar no botão que Bugenhagen aperta para fazer o elevador subir e selecionar a cor que deseja e selecionar a primeira opção. Caso queira descer, selecione a terceira opção e caso queira escolher outra Huge Matéria selecione a segunda.
Após tudo, Bugenhagen estará a bordo do Highwind e você terá longos caminhos a trilhar pelo oceano.
Viagem Submersa
Você já tem o submarino, então vamos pega-lo e usa-lo para conseguir alguns itens importantes que você encontrara somente no fundo do oceano. Se você não andou ainda com seu submarino ele deve estar ao lado de Junon, onde é seu ponto inicial. Os lugares onde ele pode ancorar são marcados com uma espécie de margem no word map. Veja a seguir os comandos básicos do submarino:
O – Avança para a frente
X – Mergulha/Volta a superfície
Sabendo disso, pegue o submarino explore o oceano. Existem três lugares para você ir sobre o oceano: o submarino vermelho, o avião afundado e achar a Key of Ancients. Você talvez ache um mostro verde no fundo do oceano, não se aproxime dele, é a poderosa Emerald Weapon, e será melhor você enfrenta-la no terceiro CD.
Primeiro você irá procurar o submarino vermelho (foto), nele você irá achar a Huge Matéria, chegue perto dele e começara o evento, nesse meio tempo você ira conseguir a Huge Matéria.

Seu próximo passo é achar a Key of Ancients, ela está em um túnel bem escondino no fundo do oceano, na foto você verá a entrada do túnel, siga por ele e você irá achar a chave.

Agora vamos achar o ultimo, o avião afundado, este você poderá andar por ele e movimentar-se. Olhe na foto e ache o avião, siga até ele e você podera entrar nele.

Quando entrar lá, siga pela porta da parte de cima, você pode salvar seu jogo se quiser. Na próxima sala haverão algumas matérias escondidas, pegue os itens nos baús e uma matéria atrás de um dos baús, está é a matéria Doublé-Cut, que lhe ajudara bastante no seu jogo, equipe-a em Cloud. Pegue os itens na parte de cima e veja um brilho verde atrás de um cano (foto), é outro baú. Pegue-o e saia da sala e avance para a próxima.
Obs.: Cuidado com alguns inimigos deste submarino, eles lhe deixam em estados perigosos e podem lhe causar grandes quantidades de dano, então esteja preparado.

Você encontrara os Turks e vai ter briga
Chefe - Rude e Reno– Você pode soltar uma Knight of Round a acabar num só turno com eles. Mas não vale a pena, ataque consecutivamente, curando-se se precisar. Não perca muito seu tempo usando summoms, eles não possuem muita vida. Apenas tome cuidado com alguns ataques de efeito que eles causam.
Nota – Nesta tela, é um dos melhores lugares do jogo para evoluir seus personagens. Os inimigos não são tão difícil e lhe dão grandes quantidades de experiência. Há um inimigo nesta tela com tentáculos azuis que ficam balançando no chão, se você usar Mug ou Steal, poderá roubar o item Turbo Ether que ele carrega, que será de grande ajuda para matar Weapons.
Avance para a próxima tela e haverão vários itens. Alguns importantes como o limite Level 4 de Cid, Highwind e sua Ultimate Weapon. Também, perto dos destroços, haverá uma bolinha vermelha, é a summom Hades. Está summom é muito útil, pois causa um monte de status negativos no oponente.
Enemy-Skill -Aqualung – Nesta tela, há um inimigo que é uma serpente marinha que fica flutuando. Ele possui uma Enemy-Skill chamada Aqualug. Você não poderá manipula-lo, então de alguns ataques nele e espere que ele solte a técnica em você. Talvez você já a tenha pego com Jenova Life no final do CD 1, mas caso não, pegue-a agora.
Agora saia do submarino e terá mais alguns extras para fazer.
Ultimate Weapon de Cid e Final Limit de Cloud
Antes de mais nada, voe até Wutai e vá para as estatuas no fundo da cidade. Nas estatuas, siga pelo caminho e chegue até a caverna onde há fogo. Lembre-se do seu caminho que fez antes para chegar lá. No fogo, agora você pode recua-lo, pegando alguns itens, aperte O perro das chamas para faze-las recuar, faça a primeira chama recuar duas vezes e haverá um baú. Na próxima chama faça-a recuar uma vez para descobrir uma matéria.
Agora saia de Wutai, ponha Cid no grupo, vá até Rocket Town. Lembra-se do velhinho com quem você conseguia a arma para Cloud? Bem, agora você devera falar com ele três vezes para ganhar a Ultimate Weapon de Cid.
Vamos conseguir um dos melhores ataques do jogo agora, o Final Limit de Cloud, Omnislash. Será bem difícil de consegui-lo então é bom ter tempo e paciência. O Limit Omnislash é encontrado como premio no Battle Square em Gold Saucer. Ele lhe custara 32.000.

Vá a Gold Saucer e entre no Battle Square, lá fale com a mulher do balcão para participar das lutas, somente um membro do seu grupo poderá participar, escolha Cloud e equipe as melhores matérias nele alem de uma Ribbon. O custo para a batalha é de 10GP, então é bom você ter conseguido bastante GP correndo com chocobos, caso não tenha corrido voce pode trocar Gil por Gp com um homem que aparece ocasionalmente na entrada da Gold Saucer.

Quando estiver na batalha, nunca escolha a opção para sair, vá até o fim da batalha quando os inimigos acabarem, lembre-se que você precisara de 32.000 pontos para poder retirar com premio o Limit 4 de Cloud. Haverá outro item que custa mais, porem é melhor deixa-lo para pegar no 3º CD, junto com a matéria Final Atack (que você ganha quando ganhar a batalha especial, está batalha você só podera participar dela quando tiver 65.000 pontos).

Quando completar os 32.000, vá ao painel perto da entrada e retire seu premio.
LEMBRE-SE: se você sair do battle square PERDERA seus pontos então tome muito cuidado.
A ultima esperança de um Planeta
Agora você terá que voltar a Ancient City. Usando o Highwind, desça no pequeno espaço congelado que fica entre Ancient City e a floresta onde você teve de achar a Lunar Harp. Entre na cidade e siga pelo caminho da esquerda, na próxima tela entre na porta da “casa” escura e pegue um item, depois saia e continue seguindo para a direita, acontecera um evento.
Durante o evento, caminhe para chegar até a parte central onde está Bugenhagen. Deixe o item para pegar depois, quando tudo acabar, Cait Sith ira ligar para você (se ele não estiver no grupo é claro), saia da cidade e entre no Highwind para começar uma cadeia de eventos.
Diamond Weapon e o canhão de Midgar
Quando tudo acabar você estará no controle do Highwind e terá de impedir a Weapon de chegar a Midgar. Para isso, espere ela chegar até a parte com terra, feito isso, desça do highwind e encoste nela para enfrenta-la.
Chefe - Diamond Weapon - A primeira coisa antes de tudo é largar Big Guard e Regen para não ter problemas com vida. Não use ataques normais. Você pode soltar Knight of Round e acabar com isso. Caso não tenha, use outras summoms e magias, Limit’s, principalmente Omnislash, que tira grande quantidade de dano. Ela tem um ataque chamado Diamond Flash, se ela começar a contar, prepare-se, pois quando chegar ao 0 ela soltara o ataque, causando grande perda de HP (cerca de 3000 de todos) e deixando-os em Silence. Se tiver oportunidade, tente roubar o item que ele carrega.
Quando tudo acabar, fale com o piloto para assumir o controle do Highwind. No comando dele, siga até Northerm Crater (onde o tiro destruiu a barreira) e começara um evento. Quando você tiver novamente o controle do Highwind, voe até Midgar e desça com ele lá. Todos irão pular de para-quedas na cidade.
]Quando cair, siga Cait Sith e salve seu jogo se quiser. Fale com Cait Sith e ele ira abrir caminho para você, agora você está no subsolo de Midgar.
Desça as escadas e você verá um grande cenário, desça as primeiras escadas a sua frente, haverá mais uma escada que faz uma descida ingrime para baixo, vá por ela e chegara a uma próxima tela.

Desça as escadas e vá para a esquerda, seguindo reto para o fundo do cenário, assim você ira voltar para a tela anterior, suba as escadas e pegue o item, volte a tela de baixo e siga para a direita, pulando a parte quebrada. O suporte ira quebrar e você caira em baixo. Siga para o único caminho possível, subindo em cima do cano e em seguida nas escadas. Novamente, você estará na tela anterior.

Apenas siga o caminho e entre dentro do túnel, você sairá na parte de baixo mais um vez, desça as escadas e caia naquele túnel a sua direita (foto). Siga por ele e você vai achar uma passagem com alguns itens.


Siga e suba as escadas do lado esquerdo para chegar ao nível superior. Pegue o item e volte pelo túnel. Agora, suba pelas escadas no centro e chegue ao salve point, salve seu jogo se quiser e entre pelo túnel para continuar.
Siga pelo tubo e chegara a um túnel, vá para o fundo da tela e enfrentara os Turks, pela ultima vez.
Chefe - Reno, Rude & Elena – Como sempre, Knight of Round resolve a parada de uma vez. No começo da batalha, solte Big Guard e Regen, dependendo do seu level, isso nem vai ser necessário, mas uma proteção a mais é sempre bem vinda., seus ataques são fortes. Caso não tenha Knight of Round, use ataques fortes. Magias Ultima’s e Comet 2 são boas, summoms como Bahamuth Zero e Hades poderão causar bastante dano. Caso esteja confiante, você pode tentar mata-los com ataques normais, e mande os Limit’s cada vez que os mesmos encham.
Agora você terá dois caminhos a seguir, o de baixo e de cima. Siga primeiro para baixo, desça várias e várias telas (sempre para baixo e não nos outros caminhos) que você encontrara alguns itens e uma matéria bem útil, W-Item. Está matéria lhe permite usar dois itens de uma vez, pegue-a e equipe-a em alguém, pois será muito útil em batalhas difíceis. Depois que pega-lo, volte tudo e siga pela parte de cima.
Na primeiro bifurcação, vá para a direita (do lado de onde está Yuffie), na próxima tela você encontrara Tifa, siga para cima e, na próxima tela siga para a esquerda. Nesta tela, suba pela escada da esquerda e você estará, novamente, na Torre da Shinra. Agora você poderá pegar alguns itens nestes andares: 2, 63, 64. Descendo pelas escadas no andar 59 você pode achar mais um item. Atenção para o item do andar 54, é a Ultimate Weapon de Cait Sith que está escondida nos armários da parte de cima da tela. Vasculhe bem para poder acha-lo, lembrando que se você não pega-lo agora não terá outra oportunidade.
Agora volte tudo até a tela onde encontrou Yuffie e siga para a esquerda. Você estará em uma rua, chegue perto das barras de ferro e Cloud ira subir para o nível de cima. Ande um pouco para frente para enfrentar um chefe.
Chefe- Proud Cloud – Apesar do tamanho, seus ataques não são fortes. Sendo assim não gaste MP soltando Knights ou Round. Solte Big Guard e Regen no inicio da batalha e mande ver em seus ataques. Ataque principalmente a cabeça. Você pode usar ataques normais mesmo ou summoms, se Omnislash carregar você pode considerar a batalha ganha. Quando ele ficar abaixado, seus ataques serão um pouco mais fortes mas nada para se preocupar. Quando mata-lo, você ira ganhar uma ótima arma para Cloud.

Siga para a próxima tela e pegue os itens. Salve seu jogo no save point e coloque Barret em seu grupo para poder pegar sua Ultimate Weapon mais adiante. Feito isso, suba as escadas até a próxima tela. Suba as escadas e siga o caminho, no fim de tudo você encontrar Hojo, começara um evento seguido de um chefe.
Chefe - Hojo – Serão 3 formas diferentes, na primeira, não se preocupe muito com a vida, apenas ataque Hojo e ignore os inimigos que ele conjurar. Na segundo tome cuidado com suas magias de efeito, mande summoms e magias para ser mais rápido. Na terceira e ultima forma solte Big Guard e Regen, pois seus ataques são mais fortes e causam efeitos negativos, então Esuna e Ribbon são boas aqui. Você pode soltar Knights of Round e acabar com isso, caso não tenha use Limit’s e as outras summoms.
Depois de mata-lo, assista aos eventos no Highwind e com Tifa, no meio de tudo isso, o jogo ira pedir o cd 3.
Quando acabar, o jogo ira pedir o cd 2.

CD 3
Este será o ultimo cd de FFVII, fique tranqüilo você já está quase no final do jogo. Neste cd, de evento obrigatório, o única coisa que acontecera é o final do jogo, todos os extras a seguir podem ser pulados. Você pode simplismente chegar ao fim do jogo, sendo que o ultimo chefe será razoável de derrotar. O método que irei descrever é para conseguir todos os itens, matérias e matar todos os chefes opcionais (Weapons, que são os inimigos mais dificieis do jogo).
Pegando a W-Summom e Final Atack
Você saira bem na entrada do Final Dungeon de FFVII, por enquanto, volte para dentro do Highwind e fale com o piloto para assumir o controle. Agora você terá, novamente, a liberdade completa pelo mundo.
Volte a Gold Saucer no Battle Square, agora teremos uma dura missão a fazer. Conseguir 65.000 Battle Points para pegar o mais alto premio, a W-Summom. Está matéria é capaz de fazer invocar duas Summoms em um só turno, fazendo assim, um belo estrago no seu oponente.
Quando chegar ate o máximo de pontos, haverá uma opção da Batalha Especial. Está batalha é bem difícil então vá com Cloud bem equipado (não esqueça da Ribon) e preparado, quando conseguir ganhar você recebera Final Atack de premio. Está matéria faz com que o oponente depois de morto solte um ultimo ataque, o ataque ira variar dependendo com qual matéria está equipada. Ex.: Final Atack + Ultima = O personagem solta ultima antes de morrer. Se quiser enfrentar as weapons, é bom está matéria estar em level 2.
Dica: Equipe-a com Phoenix, assim quando morrer, será revivido com life completo e ainda causara dano por Fire no inimigo.
Fazendo a “limpa” no Final Dungeon
No Final Dungeon você encontra dezenas de itens importantes e matérias poderosas. Como todo Final Dungeon de FF é extenso de possui muitos segredos. Aqui vou primeiramente descrever como pegar os itens, não sendo necessariamente virar o jogo. Você pode enfrentar os chefes finais agora mesmo se quiser, derrota-los não será difícil.
Vá ate a cratera e desça com o Highwind, desça as escadas, desça a outra tela (selecione a primeira opção) escorregando e chegue no interior da cratera. Logo na entrada, você verá uma caverna, se você for por lá, ira achar a única saída para a cratera. Do outro lado haverá uma pequena rocha para você poder voltar ao Highwind (foto).

Voltando a cratera, pegue o Save Crystal, este item tem o poder de criar um Save Point em qualquer lugar da cratera quando usado.
Enemy-Skill - L5 Death – Nesta tela, quando estiver descendo, haverá um inimigo que é um enorme dragão negro. Tente manipula-lo para pegar a Enemy-Skill chamada Dragon Force. Por está tela você também irá achar um verme azulado, ele possui uma Enemy-Skill chamada L5 Death (inimigos leveis múltiplos de 5 são mortos). Tente manipula-lo e use em você.
Nesta primeira tela, apenas desça e vá pegando os itens ate chegar a próxima bifurcação.
Dica: Durante todo o Final Dungeon há um inimigo chamado Master Tombery, é um ser pequeno que possui uma estrela na cabeça. Se você tiver Yuffie em seu grupo, equipe-a com sua Ultimate Weapon e a matéria Morph. Com o Morph, use-o em Máster Tombery até a morte, quando completar, você encontrara um Ribbon (muito útil para a ultima batalha)
Na próxima tela, pegue o baú logo abaixo na esquerda, suba pela parte clara a sua esquerda e pegue o outro baú. Agora, ao seu lado, haverá uma matéria escondida, ande para a direita ate chegar nela, você verá um túnel escondido que leva até ela (foto).

Primeiramente vá pelo caminho da direita para pegar os itens e depois volte e pegue os que restaram, avance para a próxima tela.
A próxima tela será mais complicada de passar, possui muitos caminhos de ida e vinda, você pode pular nas bordas usando “O” para subir um nível ou chegando perto das bordas para descer um nível.

Desça do 1º para o 2º. Entre na caverna e pegue os itens, logo após volte para a tela dos “níveis”. Ande para a direita e caira no 4º, pegue o item e ande um pouco para a direita, suba para o 3º apertando “O”, siga para a esquerda e caia no 4º novamente e entre pela caverna, pegue um item e volte. Depois ande para a esquerda e caia para o ultimo nível lá em baixo, pegue o item e entre pela caverna. Suba novamente e saira no 2º. Desça novamente até o 5º e entre pela caverna, avance pelo único caminho, agora desça ate a ultima parte lá em baixo (foto).

Na próxima tela desça pela rocha e você ira se encontrar com os outros personagens.
Aqui você terá que manda-los por dois caminhos (esquerda e direita). Você só podera escolher os personagens para seu grupo os que estão pelo mesmo lado que você for, neste caso, eu aconselho a mandar todo para um mesmo lado e escolher os personagens que quiser. Aconselho a mandar todos para Left. Você tear que ir pelos dois caminhos para pegar todos os itens de qualquer forma. Aproveite e use o save crystal ai nesta tela.
Vá primeiro pelo caminho da esquerda e terá de mandar todos para cima ou para baixo, mande todos para up e escolha seu grupo novamente. Agora vá por onde todos forão.
Na próxima tela siga pelas “plantas” até pegar os dois itens, continue pela próxima bifurcação. Na próxima tela você véra logo de cara uma pedra com uma matéria Shield em cima dela, pegue e matéria e desça pela pedra ate a parte com água, Cloud mergulhara e caira na ilhazinha isolada que há um item. Volte pelo mesmo lugar que veio.
Nesta tela não há segredo, avance ate a próxima bifurcação pegando os itens. Na próxima tela haverá uma planta verde crescendo, haverá um pontinho rosa ali perto, é uma W-Magic (possibilita usar 2 magias em um só turno, extremamente útil). Agora, na parte central da tela onde há a luz, haverá uma matéria escondida, vasculhe por ela até acha-la, é uma matéria Counter.
Na próxima tela, não desça pela escada de pedra (a menos que queira terminar o game agora), entre na porta na parte de cima da direita. Agora você estará no caminho por baixo (você foi pelo de cima aquela hora).
Nesta tela, siga pelas pedras e você verá uma pequena bolinha flutuano, próxima a Lifestream (foto). Siga por aquela rocha e Cloud irá por ela a logo passara para a próxima. Pegue o item no baú e, quando estiver voltando, no momento em que Cloud estiver pulando na rocha, fique pressionando “O” para que ele pegue a matéria Mega-All.

No resto, está tela não tem segredo, continue subindo pelas rochas e pegando os itens até chegar a próxima bifurcação.
Nesta tela, novamente, não haverá segredo. Suba as rochas e pegue os itens, siga para a próxima tela e continue pulando nas rochas. Na próxima bifurcação você estará na tela onde escolheu se os personagens iriam para cima ou para baixo, volte pela passagem na parte de cima até a onde você colocou o Save Point. Salve seu jogo e agora ira pegar os itens da passagem da direita.
Logo na primeira tela haverá um enorme caminho de pedra circular para descer, siga ate lá em baixo. Responde “Go Down” em um trecho e continue, pegando os itens, há itens em lugares bem escondidos, vasculhe bem os cantos.
Enemy-Skill - Angel Whisper – Nesta tela há uns inimigos parecidos com bobos da corte, eles possuem um ataque chamado Roulette, que consiste em sortear um membro da luta (inimigo ou aliado) para morrer. Ele podera usar esse ataque em você, caso não aconteça, tente manipula-lo. Também nesta tela, há um mulher de maiô amarelo. Ela possui a Enemy-Skill chamada Angel Whisper, tente manipula-la e use a técnica em si mesmo. E por fim, há mais duas com um enorme monstro que parece feito de ossos, chama-se Pandora’s Box, você terá de esperar ele usar a técnica em você. Com este mesmo monstro, você também conseguira a Enemy-Skill chamada Shadow Flare.
Depois de pegar os itens, você já pode voltar para o Save Point. Pois o resto do caminho você voltara para o ponto da escada de pedra (que leva aos chefes finais do game) e não há mais nenhum item nas outras telas.
Do Save Point, volte para o começo do Final Dungeon e suba ao Highwind novamente, para decolar com ele, basta falar com o piloto.
No controle do Highwind, voe até a cidade de Kalm (perto de Midgar lembra?). Lá haverá uma casa (foto) com um velho no segundo andar. Fale com ele para ele lhe falar sobre os prêmios que ele podera lhe dar se você der certos itens a ele (quase todos se consegue derrotando as weapons). Se você já tiver pego o Guide Book no segundo cd, podera troca-lo por uma Underwater Matéria (equipe-a em alguem), que faz com que acaba o tempo para derrotar Emerald Weapon.

Ultimate Weapon de Red XIII
Com o Highwind, voe para Cosmo Canyon para pegar a ultima arma de Red XIII. Obviamente, você terá que ter Red XIII no grupo para que possa assistir o eventos, então faça isso antes de entrar na cidade.
Suba até o topo do rochedo até chagar a casa de Bugenhagen. Lá, quando entrar, haverá um evento com Red XIII e Bugenhagen, quando acabar, você recebera a Ultimate Weapon de Red XIII. Saia de Cosmo Canyon e vamos atrás das Enemy-Skill restantes.
Pegando as Enemy-Skill restantaes
Pegue o Highwind e vamos agora atrás da Enemy-Skill que ficaram para trás.
White Wind – Voe até a área de Junon, lá, na área gramada, há um inimigo que é um grande Cacto verde com branco. Nele não há segredo, use Manipulate e use a técnica em si mesmo.
Beta – Lembra-se da enorme cobra que você usou o chocobo amarelo para passar por ela? Pois bem, agora você já pode matar ela na moleza. Ela possui uma Enemy-Skill. Retire as matérias Counter ou Counter Atack (num se esqueça de bota-las depois) e ataque até deixa-la com pouca vida (Demi ajuda muito), então ela ira soltar o ataque em você. Apenas tome cuidado para ela não tirar um personagem da batalha.
Goblin Punch – Em uma das ilhas ao norte da fazendo dos chocobos (foto). Na parte da floresta, há uns inimigos goblins, eles possuem a Enemy-Skill chamada Goblin Punch, manipule-os e use em você a técnica.


Chocobobuckler – E finalmente a ultima e mais estranha forma de pega-la. Está Enemy-Skill você pegara de um chocobo na área de Mideel (equipe-se com uma Chocobo Lure). Tenha também algumas Greens, apenas para distrair o chocobo. Quando o chocobo vier, mate todos os inimigos, deixando apenas um e o chocobo. Então use a Enemy-Skill L4 Suicide nele, assim ele usara a técnica em você. Chocobobucler é um técnica que ganha força cada vez que você foge de uma batalha.
Weapons
Weapons são monstros extremamente fortes que costumam ser os chefes mais dificieis de FF. Você já matou um deles, Diamond Weapon, na cena do canhão de Midgar. Há mais 3 weapons que você podera derrotar: Ultima Weapon, Ruby Weapon e Emerald Weapon.
É extremamnete aconselhável que voce derrote pelo menos o Ultima Weapon, pois ele dá a Ultimate Weapon de Cloud quando vencido.
Por está parte ser mais complexa e, provavelmente, a parte mais difícil do game, existe uma seção especial no site que contem as informações necessárias para derrota-las e a respeitos dos prêmios que cada uma ira lhe dar.

Clique aqui para acessar a seção sobre os Weapons. Lá ccontém toda a informação necessária para econtra-los, enfrenta-los e a estratégia para vence-los.

Final
Para ter acesso aos chefes finais de FFVII e, consequentemente, o final do game, você devera descer todo o Final Dungeon até chegar ao caminho onde desce para as escadas de pedra. É bom você estar com seu melhor grupo e com as melhores matérias que possuir, tenha 9999 de hp com todos (compre HP plus se necessário em Cosmo Canyon. Também é bom ter 3 ribbons (um em cada personagem) para evitar os efeitos negativos.
Dentro da Northern Crater desça pela bifurcação descrita na foto. O caminho mais rápido para chegar até ai é indo pelo caminho da direita.

Quando os personagens aparecerem, fale com todos e eles lhe darão itens, depois tente descer as escadas de pedras e haverá um evento, selecione seu grupo e prepare-se.
Na próxima tela terá de ir pulando de pedra em pedra, algumas haverá inimigos. No fim, encontrara uma grande pedra no centro, pule nela, vejo o evento e prepare-se para lutar com Jenova Absolute:
Chefe - Jenova Syntsis – Jenova não será um grande problema. Você pode soltar uma Knight of Round para mata-la na hora, alem disto, recomendo Limit’s e outras summoms. Em algum momento ela começara um contador regressivo, quando chegar ao 0 ela soltara Ultima, então esteja com vida cheia e Big Guard.
Após isso haverá outro evento. Quando acabar, o jogo pedira que você forme 3 times. Na luta que segue você podera trocar de grupo para continuar lutando. Pois bem, na minha opinião, a qualidade vence a quantidade, então eu acho melhor você formar um só time com as melhores armas e matérias do que dividi-las em 3 times, porem isto é você que decide.
Chefe – Bizarro Sephiroth - Durante algum momento, o jogo pedira par você trocar de grupo, se você escolheu deixar apenas 1 time com as matérias, selecione que não deseja trocar, caso tenha escolhido separar as matérias, troque de grupo como bem quiser mas aviso: É inutil. Mais uma vez, Knight of Round resolve isto. Ele possui varias partes e cada uma ataca independentemente. Recomendo ataques que atinjam todas as partes, tome cuidado para não atacar a parte amarela, que é indestrutível. O grupo que mata-lo é o que ira lutar contra o ultimo chefe.
Depois de derrota-lo, haverá o ultimo chefe de FFVII, Savior Sephirot.
Savior Sephirot – Ele possui cerca de 200 mil de vida, então uma Knight of Round dupla (W-Summom) podera mata-lo na hora, porem, ele lançara uma barreira sobre si mesmo, então espere a barreira sair ou use a matéria Destruct. É bom você ter 3 ribbons nos personagens que estiver usando, para bloquear seus ataques que deixam em status negativos. Seus ataques em si são fortes, então não se esqueça de dar Big Guard e Regen no inicio. Tome especial cuidado com um ataque chamado Super Nova (que possui belos efeitos), que causará um grande dano, hp em 9999, Big Guard ou Final Atack+Phoenix resolvem isso. Não se esqueça que está no final do jogo então é uma boa hora para usar todos os itens de cura como Elixir e Megalixir.
Voce enfrentará Sephiroth mais uma vez, apenas com Cloud, mas é impossivel perder esta batalha. Voce chegou ao final do game. Parabéns.









Postar um comentário

Licença Creative Commons
Credits