sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tecnologia 3-D

A tecnologia 3-D, ou três dimensões, é uma tecnologia que nos permite ver os objetos como se realmente estivessem ao nosso alcance e está cada vez mais popular.

Agora, a revolução da imagem em 3D chegará aos lares neste ano, após o bem-sucedido desembarque nas salas de cinema em 2009, onde os filmes como Avatar, Up - Altas aventuras e Monstros vs. Alienígenas acabaram com qualquer dúvida sobre a atrativa e rentável tecnologia.
Ainda no primeiro semestre, as grandes lojas começarão a vender as telas planas adaptadas para a emissão em 3D de fabricantes como Sony, Panasonic, LG, Toshiba e Samsung, que aproveitaram a participação nesta semana na feira Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas para apresentar seus novos produtos.
Entre as novidades estarão televisores equipados com imagens em 3D e modelos em 2D aptos a receber o novo sistema se o usuário assim quiser no futuro.
De qualquer forma, serão necessárias óculos polarizados ao estilo dos utilizados atualmente nos cinemas para assistir as imagens em 3D no conforto da sala de casa.
O setor da eletrônica colocou grandes esperanças no mercado doméstico de 3D, que se espera cause uma revolução para as vendas de equipamentos destinados ao entretenimento no lar, especialmente para os reprodutores Blu-ray, que não cumpriram com as expectativas com as quais saíram ao mercado: terminar com o reinado do DVD.
Além dos novos televisores, Samsung e Sony já anunciaram que as produções de Hollywood em 3D estarão disponíveis para o consumo doméstico por intermédio do Blu-ray e que serão colocados à venda novos dispositivos já com esta tecnologia.

Games também se beneficiarão com essa tecnologia. A Sony, dona do Playstation 3, anunciou que ainda nesse ano, ela irá lançar novos games com tecnologia 3-D.
A Nintendo por sua vez, anunciou o lançamento do Nintendo DS 3D, um video-game portátil com gráficos em 3-D, que não utilizará ocúlos especias.

Abaixo um vídeo mostrando como vai ser essa tecnologia.






E por fim vamos explicar um pouco sobre os aparelhos televisores que geram imagens 3-D sem o uso de óculos especias.
À algum tempo começou a se falar sobre a TV 3-D . A Philips foi uma das empresas que desenvolveu o primeiro televisor que usa a tecnologia 3-Dsem óculos. Outras empresas prometem embarcar na onda e também lançarem tv's 3D's , algumas usando óculos e outras não. O que eu quero dizer que está próximo o dia que nós podermos assistir um filme 3-D na sala da nossa casa.
Na verdade você já pode adqurir uma TV 3-D ,  mas ela ainda peca pela falta conteúdo. Dê uma olhada no vídeo abaixo mostrando a exposição de uma teve 3-D, da Philips, sem necessidade de óculos.




Certamente 2010, será um ótimo ano para essa tecnologia e em breve, vamos utilizá-las no conforto do nosso lar ou até mesmo do nosso celular!






Referências:
http://norberto3d.wordpress.com/2009/02/09/tv-3d-sem-oculos-ja-existe-e-esta-em-demonstracao/

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4195336-EI4799,00-Tecnologia+D+revolucionara+modo+de+assistir+TV+em.html

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/nintendo-lancara-ds-3d-em-2010-11-23032010-7.shl

http://aeiou.exameinformatica.pt/playstation-3-3d-ja-em-2010=f1004140

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Credits